Ícone do site PortalRBV

Receita Federal alerta novamente para fake news sobre cobrança do PIX

Receita Federal alerta novamente para fake news sobre cobrança do PIX

Foto: Ilustração

A Receita Federal voltou a emitir um alerta à população sobre a circulação de fake news envolvendo supostas cobranças ou tributação do PIX. Segundo o órgão, são falsas as informações divulgadas nas redes sociais que falam em “monitoramento do PIX para cobrar impostos”.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Receita, não existe tributação do PIX e não há imposto sobre movimentações financeiras. A própria Constituição Federal não permite esse tipo de cobrança, o que torna as informações compartilhadas completamente infundadas.

O esclarecimento foi divulgado pela assessoria de comunicação da Receita Federal, em Brasília. Conforme o comunicado, o conteúdo enganoso que voltou a circular tem como objetivo confundir a população, gerar medo e desconfiança no sistema financeiro e, em alguns casos, favorecer interesses do crime organizado.

A Receita reforça que a Instrução Normativa nº 2.278/2025 não cria qualquer tipo de cobrança sobre o PIX. A norma apenas estende às fintechs regras de transparência que já eram aplicadas aos bancos, sem detalhar ou identificar transações individuais. A medida tem como foco o combate à lavagem de dinheiro e à ocultação de patrimônio, evitando o uso dessas plataformas para fraudes e crimes financeiros.

Outro ponto destacado é que a disseminação dessas fake news facilita a aplicação de golpes, principalmente por meio de mensagens falsas enviadas por redes sociais, telefonemas e aplicativos como o WhatsApp, usados para coagir ou enganar vítimas.

Além disso, a Receita alerta que muitas pessoas lucram com a propagação dessas mentiras, por meio da repercussão e monetização do tema nas redes sociais.

Por fim, o órgão reforça informações oficiais sobre o Imposto de Renda: a partir de janeiro deste ano, quem ganha até R$ 5 mil está isento, enquanto rendimentos de até R$ 7.350 contam com desconto, conforme as regras vigentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile