Réu é condenado a 7 anos por tentativa de homicídio contra jornalista JB

Mesmo com a violência empregada no crime, praticado com golpes de facão, réu vai cumprir pena no semiaberto

O homem que tentou matar o jornalista João Batista Ferreira dos Santos, conhecido como JB, foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Caçador, na noite desta sexta-feira, 12 de dezembro. A pena foi fixada em 7 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime semiaberto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O crime ocorreu na madrugada de 14 de janeiro de 2025, no município de Calmon. Conforme a denúncia do Ministério Público, o réu armou uma emboscada e desferiu ao menos três golpes de facão contra a vítima, atingindo principalmente a cabeça e o rosto. O homicídio não se consumou porque o jornalista conseguiu pedir socorro e recebeu atendimento médico, o que foi determinante para salvar sua vida.

Publicidade

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria do crime, rejeitando os pedidos de absolvição e de desclassificação. Os jurados entenderam que o réu praticou tentativa de homicídio privilegiado, por ter agido sob violenta emoção e após provocação da vítima, mas mantiveram as qualificadoras de meio cruel, emboscada e recurso que dificultou a defesa.

Na dosimetria da pena, o juiz presidente do Júri fixou a condenação final considerando a tentativa do crime e o reconhecimento do homicídio privilegiado. A Justiça também decidiu não fixar, neste momento, valor mínimo para indenização por danos morais, deixando a possibilidade de reparação para a esfera cível.

O réu já se encontrava sob custódia e, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a condenação imposta pelo Tribunal do Júri autoriza a execução imediata da pena. A unidade prisional foi comunicada para a adequação do regime semiaberto.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...

CDL Caçador debate com prefeito assuntos de interesse do comércio local

Uma comissão da CDL Caçador, formada pela presidente Leila...

Acic promove treinamento de IA para profissionais de RH

O Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de...