O Rio do Peixe sobe mas ainda não causa alagamentos em Caçador. As chuvas que atingem o município desde a madrugada deste sábado (28) com certa intensidade, já começa a preocupar moradores. A recomendação da Defesa Civil Municipal, é para que todos fiquem atentos, principalmente os moradores ribeirinhos, pois o volume de chuva esperado ainda é alto.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o coordenador Sérgio Eloy Bisotto, a chuva veio tardia, pois já era esperado um volume considerável para a sexta-feira, o que só começou a ocorrer na madrugada de sábado. No entanto, ele ressalta que se as previsões forem confirmadas, poderá sim haver problemas com alagamentos. Se o volume de chuva persistir, ao final da tarde deste sábado o Rio do Peixe deverá chegar próximo a 1,40 metros acima do nível, ou até mesmo ultrapassar essa medida.
Bisotto adverte que existe o risco de chuvas mais fortes atingirem as cabeceiras dos rios do Peixe e Caçador, fazendo com que o nível das águas suba rapidamente como aconteceu há poucos dias.
Veja também
Repórter da Caçanjurê na final do Prêmio Fiesc de Jornalismo
Condenado por tentativa de homicídio é preso em Caçador
Homem é preso suspeito de estuprar as filhas
“Se isso ocorrer não dará tempo para as pessoas retirarem seus pertences de casa. Portanto a recomendação é para que todos fiquem em alerta sobre o nível dos rios. Ao longo do dia e noite iremos manter as pessoas informadas e as forças de segurança estão a disposição”, explica.
Risco para deslizamentos
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu neste sábado um alerta para o município de Caçador, sobre o alto risco de deslizamentos e desabamentos.
“O solo permaneceu encharcado devido as chuvas dos dias anteriores e com o alto índice de chuva novamente agora, o risco é alto para que estes desastres naturais possam ocorrer. A população deve ficar atenta a rachaduras em muros, árvores ou postes inclinados, deslizamentos de terra em barrancos e observando qualquer fenômeno desses buscar contato com a Defesa Civil, Bombeiros ou Polícia Militar.
Lembrete
Os telefones de emergência da Defesa Civil de Caçador e dos Bombeiros Voluntários de Caçador estão fora do ar. Os Bombeiros disponibilizaram um outro número para urgências e emergências, sendo o (49) 9.9934-1554. O contato também pode ser feito com a Polícia Militar pelo 190.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: