Rádios RBV

SC entre os estados-alvo de operação contra crimes cibernéticos

A força-tarefa tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que praticava crimes cibernéticos graves contra crianças e adolescentes

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Adolescência Segura, com foco no combate a crimes cibernéticos. A ação ocorreu simultaneamente em sete estados brasileiros e mirou uma das maiores organizações criminosas do país especializadas em crimes virtuais contra crianças e adolescentes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Até o momento, as autoridades confirmaram duas prisões de adultos e a apreensão de seis menores de idade. A ofensiva teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav-RJ), com apoio técnico do CyberLab, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Os mandados judiciais foram cumpridos em Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Foram autorizados dois mandados de prisão temporária, sete de internação provisória e vinte de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, o grupo criminoso operava via plataformas criptografadas como Discord e Telegram, incentivando a prática de crimes de ódio e violência.

Veja também

Previsão indica geada e frio intenso em SC a partir do dia 20

Polícia salva cachorro após tutor tentar matá-lo

Entre os delitos identificados estão:

  • tentativa de homicídio,
  • nstigação ao suicídio,
  • incentivo à automutilação,
  • pornografia infantil,
  • maus-tratos a animais e
  • apologia ao nazismo.

As investigações da operação começaram em fevereiro, após um ataque brutal contra um morador em situação de rua, que teve 70% do corpo queimado.

O agressor, um adolescente, lançou dois coquetéis molotov enquanto um adulto, identificado como Miguel Felipe, transmitia a cena ao vivo para mais de 200 usuários no Discord.

“O ataque não foi um episódio isolado”, informou a Dcav. “Os responsáveis administravam um verdadeiro esquema criminoso online, com estrutura e divisão de funções.”

Como funcionava?

As apurações revelaram que os membros da rede ofereciam recompensas internas para os adolescentes que mais se destacassem em ações criminosas.

Além disso, utilizavam táticas de manipulação psicológica para aliciar jovens, principalmente em idade escolar.

A gravidade do caso chamou a atenção de entidades internacionais como a HSI (Homeland Security Investigations) e o NCMEC (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas), que contribuíram com relatórios técnicos.

Os investigados responderão por crimes como associação criminosa, indução à automutilação e maus-tratos a animais, com penas que podem ultrapassar 10 anos de reclusão.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bombeiros resgatam carro submerso após acidente em ponte

Na manhã desta segunda-feira, 28 de abril de 2025,...

STF valida lei que garante insulina gratuita para diabéticos em SC

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, validou...

Veículo capota na entrada da Linha Santa Bárbara, em Videira

Na tarde deste domingo, 27 de abril de 2025,...

Carro cai de ponte no centro de Rio das Antas

Na noite de 27 de abril de 2025, por...

Mais Lidas da semana

Mulher perde a vida em acidente na SC-135

Na tarde desta terça-feira (22), por volta de 15h,...

Criança é esquecida em veículo e morre em Videira

Uma criança foi encontrada morta dentro de um veículo...

Bolsonaro tem piora clínica e segue na UTI em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade...

Presidente do INSS é afastado por suspeita de fraude em aposentadorias

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),...

Outros Tópicos Interessantes