Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

SC tem três cidades no top 50 nacional de estupro em 2023

Santa Catarina registrou 4.460 casos de estupro em 2023

Três cidades de Santa Catarina estão no top 50 do ranking nacional de estupro, segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2023, Santa Catarina registrou 4.460 casos de estupro, com 3.050 vítimas vulneráveis e 1.410 não vulneráveis. O número representa um cenário crítico no estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A cidade mais preocupante é Chapecó que está na 12ª posição, seguido de Camboriú na 19ª e Itajaí na 30ª.

Publicidade

A nível nacional, foram reportados 83.988 casos de estupro no ano passado, o que indica uma média alarmante de um caso a cada seis minutos, com um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior.

A maioria dos casos no Brasil, cerca de 76,48%, envolve vítimas vulneráveis, como crianças menores de 14 anos ou pessoas incapazes de consentir.

Veja também

Pesquisa aponta que há um estupro a cada duas horas em SC

Mais de 790 meninas de até 14 anos foram mães entre 2020 e 2022 em SC

O aumento nos registros de estupro e violência contra a mulher pode ser parcialmente atribuído à nova tipificação criminal e campanhas contra a subnotificação. Essas iniciativas visam uma melhor compreensão e registro dos casos.

O Mapa da Segurança Pública, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revelou 80.757 vítimas em 2023, marcando o maior número registrado nos últimos três anos e um aumento de 1,54% em relação ao ano anterior.

Já o Raseam, divulgado pelo Ministério das Mulheres, apontou 67.626 casos em 2022, refletindo uma redução de dados após quatro anos sem estatísticas.

Pesquisadores do Ipea estimam que apenas 8,5% dos casos de estupro são relatados às autoridades, sugerindo que o número real de estupros no Brasil pode exceder 822 mil anualmente.

Denuncie

Para denunciar casos de estupro, a população pode ligar para 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), ou 100 (central de denúncias), disponíveis 24 horas por dia.

Fonte:
Portal RBV/ ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Família procura homem de 39 anos desaparecido em Concórdia

A família de Márcio Pottratz, de 39 anos, vive...

Anvisa proíbe 11 produtos irregulares no início de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, entre...

Câmara de Caçador vota repasse ao Hospital Maice na segunda-feira

A Câmara Municipal de Caçador promove, na próxima segunda-feira...

Pastor é preso por suspeita de abusos sexuais durante rituais em SC

Um pastor investigado por uma sequência de crimes sexuais...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em grave acidente na BR-153 no Paraná

Um caminhoneiro caçadorense morreu em um grave acidente registrado...

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Mulher morre após ficar presa sob trator em estrada rural de Videira

Um grave acidente de trabalho rural resultou na morte...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Outros Tópicos Interessantes