Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Seis PMs são denunciados por agressões a moradores de rua no Centro de Florianópolis

O caso aconteceu na madrugada do dia 12 de maio e foi registrado por câmeras de segurança e pelo celular de uma testemunha

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou seis policiais militares por atos violentos cometidos contra pessoas em situação de rua. A denúncia, apresentada em 17 de outubro, aponta agressões graves ocorridas durante a madrugada de 12 de maio, no centro de Florianópolis.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Promotor de Justiça Rodrigo Millen Carlin, da 42ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, responsável pela área criminal militar, conduziu a denúncia. O caso gerou indignação e reacendeu o debate sobre abuso de poder e violência institucional.

Publicidade

Segundo o documento, os atos de violência foram capturados por câmeras de monitoramento urbano e também pelo celular de uma testemunha ocular. As imagens mostram os policiais usando gás de pimenta no rosto das vítimas, que apenas recolhiam seus pertences nas calçadas da cidade.

Além disso, conforme detalhado na denúncia, os policiais lançaram rojões contra os moradores em situação de rua e os agrediram fisicamente com bastões oficiais.

O episódio mais alarmante, segundo o Ministério Público, ocorreu quando um dos Policiais Militares acendeu um pedaço de papelão e o pressionou contra o rosto de uma das vítimas, golpeando-a duas vezes com o material em brasa. Os demais policiais presenciaram a cena, mas não impediram a agressão, contrariando seu dever legal.

A denúncia destaca que todos os envolvidos atuaram de forma conjunta ou se omitiram deliberadamente, com o objetivo claro de expulsar os moradores do local onde dormiam. As ações aconteceram durante o expediente e com o uso de equipamentos públicos, como gás de pimenta e bastões.

O documento classifica a conduta dos policiais como torpe, evidenciando que eles se aproveitaram da extrema vulnerabilidade das vítimas e da autoridade concedida pela função pública.

Diante disso, os seis Policiais Militares foram formalmente denunciados por violência arbitrária e por expor a saúde das vítimas a perigo iminente. As acusações se baseiam nos artigos 132 e 322 do Código Penal, além de trechos do Código Penal Militar.

O caso segue em investigação, e a sociedade aguarda que os responsáveis sejam responsabilizados judicialmente, reafirmando a importância do respeito aos direitos humanos, especialmente dos mais vulneráveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fiesc realiza imersão para fortalecer indústrias em Caçador

A Academia Fiesc de Negócios promove nos dias 28...

Santa Catarina lidera a produção nacional de carne suína, cebola e frutos do mar

Santa Catarina segue como referência no agronegócio brasileiro, consolidando...

Projeto de Arroio Trinta é destaque em congresso internacional

Um projeto desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS)...

Mais Lidas da semana

Três homens são presos por tráfico de drogas em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Adolescente é identificado após trote ao Corpo de Bombeiros

Esta semana as forças de segurança pública de Descanso,...

SC tem 3 alertas ativos para tempestades, ventos fortes e granizo, segundo o Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas climáticos...

Outros Tópicos Interessantes