Sete membros de facção criminosa em Joaçaba são condenados por tráfico e organização criminosa

A facção também cometia roubos, furtos e homicídios, além de manter conexões com outros grupos criminosos

Sete pessoas ligadas a uma facção criminosa em Joaçaba foram condenadas recentemente pela Justiça. As penas aplicadas variam de cinco a 21 anos de prisão. Os réus responderam por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e posse ilegal de armas de fogo, tanto permitidas quanto restritas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) tem o combate às organizações criminosas como uma prioridade.

Publicidade

A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba alcançou uma vitória importante ao garantir a condenação desses sete envolvidos em um dos núcleos dessa facção.

De acordo com os autos do processo, “eles promoveram e integraram, consciente e voluntariamente, uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais.”

Essa facção mantém ligação com outras organizações criminosas independentes e utiliza armas de fogo para cometer diversos crimes. Entre eles estão tráfico de drogas, roubos, furtos, homicídios e comércio ilegal de armamentos.

Os recursos obtidos são usados para comprar novas armas, pagar advogados, sustentar familiares de presos e alimentar um caixa central.

Todos os condenados tinham a função de vender drogas como maconha, crack, cocaína, haxixe e ecstasy em Joaçaba e cidades vizinhas. Eles utilizavam mensagens e ligações telefônicas com códigos e gírias próprias da facção, seguindo uma hierarquia rígida.

Além disso, pregavam disciplina e usavam a estrutura da facção para cobrar dívidas e facilitar o acesso a drogas. Também intimidavam pequenos traficantes e usuários inadimplentes com armas de fogo.

“De modo estável, eles concorriam uns com os outros para o fim específico de vender drogas”, reforça a denúncia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional em Lages

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Caçador realiza trabalhos de prevenção a enxurradas

O trecho do Rio do Peixe, logo abaixo da...

Tempo segue firme na quinta-feira e o frio intenso acompanha

A quinta-feira (18) será marcada pela continuidade do sistema...

Videira Notícias – 17/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=62TgNiHVBok
01:00:23

RBV Notícias Videira e Tangará – 17/06/2026 – Edição 1574

https://www.youtube.com/watch?v=A87AecouQuI

Suspeito de matar empresário em Água Doce se apresenta à polícia

O homem suspeito de envolvimento no homicídio do empresário...

Transportadora da região é condenada a pagar R$ 38,8 mil por evasões de pedágio em rodovia federal de SC

Uma transportadora foi condenada pela Justiça de Santa Catarina...

Cesta Básica em Caçador tem maior alta em 1 ano

Em pesquisa contínua realizada pelo curso de Administração da...

Menudos anunciam retorno aos palcos para celebrar 50 anos de história

Uma das boybands mais famosas da história da música...