Foto: Divulgação / CBMSC
Com a chegada do outono e o tempo seco em Santa Catarina, aumentam os riscos de incêndios em áreas de vegetação. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça a importância da prevenção e da conscientização para evitar esse tipo de ocorrência, que coloca em risco o meio ambiente, o patrimônio e a vida de pessoas e animais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As ocorrências são classificadas como incêndio florestal, em vegetação ou em terreno baldio. Todas envolvem fogo em áreas abertas e, em sua maioria, são provocadas pela ação humana, seja de forma intencional seja por descuidos, como jogar bitucas de cigarro acesas em áreas secas ou acender fogueiras sem os devidos cuidados.
“O período de estiagem potencializa o risco e exige atenção redobrada da população”, alerta o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Junior, presidente da Coordenadoria de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do CBMSC. “Um simples descuido pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente, à fauna, à flora e até colocar vidas humanas em risco”.
Em 2024, ocorreram um total de 9035 incêndios registrados pelo CBMSC, dos quais 1887 incêndio foram em terreno Baldio/Vegetação (20,89%), 1462 foram incêndios em lixo entulho (16,18%), 1270 incêndios florestais (14,06%).
:: Principais causas
:: Como evitar
O CBMSC reforça que a prevenção é a principal forma de combate. Algumas atitudes simples podem evitar grandes tragédias:
“Preservar nossas florestas é proteger a biodiversidade, a qualidade do ar, a água e o clima. Cada um de nós tem um papel na prevenção. Afinal, fogo não é brincadeira, é responsabilidade de todos”, conclui o tenente-coronel.
Veja também:
Videirense lidera estudo mais citado de 2024 sobre biotecnologia vegetal
Vaticano instala chaminé que anuncia escolha do novo papa
Depois de 16 anos, Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo muda de lugar em 2025
Prejuízos ambientais
Além do impacto direto à fauna e à flora, o fogo provoca a degradação do solo, compromete recursos hídricos e agrava o efeito estufa. A fumaça gerada também contribui para o aumento de doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos.
Provocar incêndios em matas e florestas é crime. A Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê multa e até prisão. Também é proibido fabricar, transportar ou soltar balões. Para uso controlado do fogo, é necessário autorização prévia do Ibama.
Se identificar um foco de incêndio, mantenha distância e acione imediatamente o CBMSC pelo telefone de emergência 193. Quanto mais rápida a resposta, maiores as chances de contenção.
Nossas Redes Sociais
Quem nunca se sentiu pesado depois de uma refeição caprichada? A boa notícia é que…
O pesquisador brasileiro Dr. Jean Carlos Bettoni, natural de Videira (SC), teve um de seus…
O Vaticano instalou, nesta sexta-feira (2), a chaminé que anunciará que os cardeais, fechados na…
Em meio aos preparativos para o conclave que escolherá o sucessor do Papa Francisco, rumores…
Ponto tradicional no calendário de festas no fim de ano de Santa Catarina, a Festa…
This website uses cookies.