Cerca de 150 casas foram destelhadas em Videira após um forte temporal na tarde desta quarta-feira (12). Os bairros mais afetados foram Amarante, Vila Verde e Cibrazem. Para auxiliar as famílias atingidas, a prefeitura distribuiu mais de 700 metros lineares de lona (cerca de 3.600 metros quadrados). Apesar dos danos, não há registro de desalojados, mas a Secretaria de Assistência Social repassou seis colchões para famílias cujas casas foram inundadas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ao todo, as equipes da prefeitura, com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Planejamento e Projetos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Desenvolvimento Rural, atenderam 13 ocorrências críticas, incluindo alagamentos, obstrução de vias, desmoronamentos e quedas de árvores e postes.
“A resposta foi imediata. Pouco depois da forte chuva, por volta das 17h, eles já estavam nas ruas auxiliando a população e atuando para restabelecer a normalidade, o que foi concluído por volta das 22 horas”, resumiu o vice-prefeito, Rafael Balestrin.
De Brasília, onde participa de um evento promovido pelo Governo Federal, o prefeito Wilmar Carelli lamentou o ocorrido, agradeceu o empenho dos servidores públicos que trabalharam no auxílio à população e também destacou a resposta imediata da defesa civil.
Situação de alerta
Alguns locais ainda demandam cuidado e monitoramento, como o desmoronamento na cabeceira da ponte nas proximidades da Coopervil.
Veja também
Prefeito de Videira participa de Encontro Nacional de Prefeitos em Brasília
Materiais recicláveis da Coleta Seletiva são furtados em Videira
A calçada ao lado sofreu danos significativos, mas o estabelecimento próximo não foi afetado. O espaço foi isolado pelo Corpo de Bombeiros e seguirá sob acompanhamento nos próximos dias.
Prédios Públicos
O temporal ainda danificou diversos prédios públicos, que sofreram graves avarias.
Os mais afetados são o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Monteiro Lobato e a sede da Secretaria de Assistência Social. Ambos estão com as atividades suspensas até a próxima sexta-feira (14).
Além desses, o Centro de Eventos Vitória (Cevi), a Biblioteca Pública Municipal e sede da Secretaria de Turismo e Cultura, e o Complexo Esportivo Sérgio Luiz Marafon (Medalhão) também foram atingidos, mas estarão fechados apenas nesta quinta-feira (13).
O Abrigo Institucional Lar Menino Jesus, na Vila Verde, foi parcialmente destelhado. O Caps, o Creas, a escola Professor Joaquim Amarante e os Cemeis Irmã Bonavita, Giovana Locatelli e Amélia Peretti sofreram inundações devido ao transbordamento das calhas.
O Cemei Jorge Martins registrou infiltração no forro, enquanto o Caic teve uma queda de árvore.
Já o presídio teve o pátio, a recepção, o depósito e a biblioteca alagados.
No entanto, todas essas situações foram normalizadas até às 22 horas da quarta-feira (12) e os atendimentos seguem normalmente.




Nossas Redes Sociais