Um acidente de trabalho com lesões corporais mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Tangará no início da tarde desta quinta-feira (8), no município de Ibiam, no Meio-Oeste catarinense. O fato ocorreu na SC-135, nas proximidades da capela da comunidade de Rui Barbosa, no interior do município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No local, os bombeiros constataram que um trabalhador realizava a instalação de cabos de fibra ótica em postes de energia, às margens da rodovia, quando, segundo relato da própria vítima, a passagem de um veículo de grande porte provocou um deslocamento de ar. Esse movimento fez com que os cabos se aproximassem da rede de alta tensão, gerando uma descarga elétrica.
No momento do incidente, o trabalhador estava ancorado em uma escada prolongável, segurando o material com as próprias mãos, e acabou ficando dependurado no poste após receber a descarga. A equipe de apoio da empresa acionou imediatamente os bombeiros e auxiliou o trabalhador a descer em segurança até o solo.
Veja também
Fachada de prédio desaba e atinge veículo no centro de Caçador
Jovem de Curitibanos desaparece ao realizar corrida de aplicativo
Quando a guarnição chegou, o homem estava sentado em frente a uma residência, consciente e orientado, amparado pelos colegas de trabalho, apresentando queimaduras de pequena extensão em ambas as mãos.
Durante a descarga elétrica, os cabos de fibra ótica tocaram o solo, dando início a um incêndio em vegetação de pequenas proporções às margens da rodovia. As chamas foram rapidamente combatidas.
Os bombeiros destacaram que, apesar da gravidade potencial da situação, as lesões foram mínimas, graças ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, roupa retardante a chamas, capacete e cinto de trabalho em altura, além da adoção de medidas preventivas, como ancoragem da escada e trabalho monitorado por outro integrante da equipe.




