Transporte ilegal de toras de araucária (pinheiro-brasileiro) é flagrado em Timbó Grande, no Meio Oeste de Santa Catarina, durante uma fiscalização conjunta realizada pela Polícia Militar Ambiental de Caçador e pela Polícia Militar da cidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante a operação, as guarnições abordaram um caminhão que carregava a madeira. Ao realizarem a vistoria, os policiais constataram que o material transportado pertencia à espécie araucária (Araucaria angustifolia), uma árvore nativa da região Sul do país e protegida por legislação ambiental específica. Também foi verificado que o transporte ocorria sem a autorização exigida pelos órgãos ambientais competentes.
Diante da irregularidade, a ocorrência passou a ser conduzida pela Polícia Militar Ambiental, que adotou todas as medidas administrativas e legais previstas para casos de crimes ambientais. A carga de toras de araucária foi apreendida e o responsável encaminhado para os procedimentos cabíveis junto às autoridades.
Veja também
Fuga de contrabandista com 12.500 cigarros em SC termina em acidente
Veículos de Concórdia e Salto Veloso se envolvem em grave acidente
A Polícia Militar Ambiental reforçou que tanto a extração quanto o transporte de espécies nativas como a araucária, sem licença configuram crime ambiental, além de provocarem danos significativos ao meio ambiente e prejuízos à biodiversidade. A corporação também ressaltou a importância da participação da comunidade, por meio de denúncias, no combate a práticas ilegais contra a fauna e a flora da região.




