Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tribunal Marítimo isenta piloto da lancha onde morreram caçadorenses

A embarcação naufragou no mar em Laguna há dois anos matando três pessoas, o vereador Ricardo Barbosa, seu filho Michel e o amigo Deivid Fernandes

O Tribunal Marítimo (TM), no Rio de Janeiro (RJ), isentou de responsabilidade o piloto da lancha com caçadorenses que naufragou no canal da barra de Laguna/SC em 14 de janeiro de 2022. No acidente, dos sete tripulantes, três perderam a vida, sendo eles o vereador caçadorense Ricardo Barbosa, seu filho Michel Ricardo de Moraes Barbosa e o amigo Deivid Fernandes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Danilo Zago Marcolino havia sido indicado pelo inquérito aberto pela Capitania dos Portos e o caso foi remetido para a Corte, responsável por julgar ocorrências referentes incidentes no mar.

Publicidade

“Houve uma mudança repentina nas condições climáticas que criaram um cenário desfavorável à navegação. O representado [piloto] tentou regressar, mas infelizmente foi surpreendido por uma onda causando o trágico naufrágio”, menciona um trecho da decisão do TM. Para o tribunal, o caso é considerado “fortuna do mar”, termo do direito marítimo usado para classificar casos de eventos naturais imprevisíveis ou inevitáveis. Os autos serão remetidos à Capitania dos Portos em Laguna para aplicação de infração por excesso de passageiros no primeiro trecho da navegação.

Veja também

SC investe em novas barragens para contenção de enchentes

Incêndio consome caminhão carregado de carne na SC-355

SC tem o 3º maior movimento de passageiros internacionais do Brasil

Marcolino também responde a um processo por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) na Justiça comum e aguarda análise de recurso à condenação proferida em Laguna. As vítimas fatais no ocorrido foram o então vereador Ricardo de Moraes Barbosa (PSDB), de Caçador, seu filho Michel Barbosa, e Deyvid Fernandes, que era funcionário deles. A defesa do piloto nega culpa no incidente.

Confira a nota da defesa

Os advogados Guilherme Silva Araujo e Caio Cascaes, que cuidam da defesa do condutor da lancha, emitiram a seguinte nota: “Esta decisão proferida pelo órgão máximo da Marinha com competência para analisar as causas de acidentes marítimos no território nacional reconhece o que a defesa sustenta desde o início das investigações e isenta completamente o condutor da embarcação ‘UMDOISUM’ por esta tragédia. O reconhecimento da ausência de culpa do condutor da embarcação e a atribuição do naufrágio às condições do mar reafirmam a necessidade de que as autoridades reforcem a sinalização do canal da barra de Laguna a fim de garantir a segurança de quem navega naquele local”.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - Com informações AgoraLaguna

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Prefeitura de Caçador divulga funcionamento dos serviços durante recesso de fim de ano

A Prefeitura de Caçador anunciou o calendário de atendimento...

Caminhão cai de ponte entre Caçador e Rio das Antas

Um caminhão caiu de uma ponte de madeira na...

Pai é preso em MS suspeito de feminicídio da própria filha em SC

Um homem foi preso nesta quinta-feira (18) suspeito de...

Quatro ex-prefeitos de SC enfrentam acusações de corrupção e fraude em licitações

Quatro ex-prefeitos catarinenses passaram a responder como réus nesta...

Leis e iniciativas inovadoras garantem selo de inovação para Videira

O município de Videira recebeu oficialmente, na quarta-feira (17),...

Mais Lidas da semana

Briga generalizada em Salto Veloso deixa duas pessoas feridas

Uma briga generalizada deixou duas pessoas feridas na noite...

Delegado detalha assassinato de irmão em Macieira

O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de...

Videira é contemplada com R$ 118,3 milhões via Governo Federal

Videira foi uma das cidades contempladas com recursos em...

Justiça endurece penas de trio em caso de homicídio que chocou Pinheiro Preto

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu aumentar...

Justiça interdita Presídio Regional de Videira por superlotação e violações de direitos humanos

A Justiça de Santa Catarina determinou a interdição total...

Outros Tópicos Interessantes