A comarca de Videira iniciou nesta semana as atividades com o primeiro grupo reflexivo para autores de violência. O projeto, que começou com entrevistas individuais, avançará para uma série de 10 encontros coletivos a partir do dia 7 de abril, realizados no salão do júri da comarca. Atualmente, 14 homens que cumprem medidas protetivas participam da iniciativa, e uma nova turma está prevista para julho deste ano.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os grupos reflexivos oferecem um espaço de diálogo e análise crítica sobre as relações de gênero e a socialização masculina.
A assistente social forense Cristiane Fernanda Werlang explica que a metodologia utilizada busca estimular a responsabilização dos participantes, prevenir reincidências de violência e desconstruir a associação entre masculinidade e agressividade. “Além disso, a iniciativa visa fortalecer uma rede de apoio e atendimento para os envolvidos”, completa.
Com foco na prevenção da violência contra a mulher, a iniciativa tem como objetivo principal promover mudanças de comportamento e estimular uma cultura de respeito e igualdade de gênero. “Ao proporcionar esse espaço de reflexão, os encontros buscam gerar impactos positivos tanto para os participantes quanto para suas famílias e a comunidade em geral”, frisa Cristiane.
Veja também
Programa Vereador Mirim 2025 de Videira tem 16 escolas inscritas
Ações e prazos da obra de drenagem no bairro São Cristóvão: Prefeitura esclarece
Além do trabalho com os homens, o intuito é formar um grupo de apoio para mulheres em situação de violência.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Judiciário catarinense e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), e conta ainda com o apoio do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Polícias Civil e Militar, da Prefeitura de Videira e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Nossas Redes Sociais