Servidor de Caçador é selecionado para treinamento no Japão. O fiscal ambiental e coordenador do setor de saneamento da Prefeitura, Gustavo Kucher Furlin, irá participar do programa internacional “Decentralized Wastewater Treatment System”, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O treinamento ocorrerá entre 16 de julho e 9 de agosto de 2025, na cidade de Kitakyushu, província de Fukuoka. A iniciativa faz parte do Knowledge Co-Creation Program (KCCP), voltado à capacitação de profissionais de países em desenvolvimento em soluções inovadoras e sustentáveis para o saneamento básico.
A seleção de Gustavo se deu com base no projeto apresentado por Caçador, que detalhou os avanços da cidade na implantação da rede de tratamento de efluentes, além dos desafios enfrentados para atender áreas que não serão cobertas pelo sistema centralizado até 2030.
“Estamos todos surpresos e muito felizes. Foi uma oportunidade única. Geralmente, essas aprovações contemplam órgãos estaduais ou federais. É uma conquista imensa para nossa cidade”, afirmou Gustavo.
Durante o programa, ele terá a oportunidade de apresentar o caso de Caçador, trocar experiências com especialistas internacionais e elaborar um plano de ação para aplicar os aprendizados no município. “Nossa expectativa é fortalecer as iniciativas locais e buscar alternativas para comunidades sem acesso ao sistema central de saneamento”, acrescentou.
Nossas Redes Sociais