Nesta sexta-feira (22), o tempo instável retorna com força ao Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul estará sob influência de sistemas meteorológicos intensos, que prometem provocar temporais, chuva volumosa, granizo, ventania e até fenômenos extremos raros, como tornados, microexplosões e downbursts, alerta o Climatempo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai combinará com a chegada de uma frente fria, intensificando as chuvas. O mapa de risco informa perigo extremo para a Campanha e o sul gaúcho, com previsão de mais de 100 mm de chuva em 24 horas.
Outras áreas do Oeste, Missões, Vales e região Central ainda estão em alerta roxo, com 50 a 100 mm esperados. Por sua vez, Missões, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte figuram em alerta vermelho, com temporais isolados e risco de transtornos.
Todo o estado terá risco de quedas de granizo e rajadas de vento que podem superar 90 km/h.
Os meteorologistas reforçam a possibilidade de ocorrência isolada de tornados — colunas de vento rotativo intenso, capazes de causar grandes estragos, além de downbursts, quando o ar frio desce abruptamente da nuvem, e microexplosões (microbursts), versões localizadas porém extremamente destrutivas.
Esses eventos raros são difíceis de prever e podem ocorrer entre sexta e início de sábado.
Sábado: chuva contínua e volumes elevados
A instabilidade permanece intensa no sábado, contribuída pela combinação da frente fria e o ar quente do Centro do Brasil, que favorece a formação rápida de nuvens carregadas. Várias cidades gaúchas devem registrar volumes expressivos, entre elas:
- Encruzilhada do Sul: 78,3 mm
- Caçapava do Sul: 77,6 mm
- Camaquã: 74,0 mm
- Arambaré: 71,3 mm
- Roca Sales: 70,0 mm
- Venâncio Aires: 69,6 mm
- São Sepé: 68,8 mm
- Encantado: 68,1 mm
- Muçum: 68,1 mm
- Arroio do Meio: 64,4 mm

Domingo: instabilidade se espalha para SC e PR
No domingo, a instabilidade avança para Santa Catarina e Paraná, mantendo o risco de tempestades, ventos fortes e chuva significativa, embora menos severa que no RS.
As cidades com previsão de maior volume de temporais incluem:
- São Joaquim: 63,6 mm
- São José dos Ausentes: 55,9 mm
- Palmital: 55,6 mm
- Lages: 51,5 mm
- Urupema: 50,3 mm
- Criciúma: 47,2 mm
- Caçador: 44,8 mm
- Urubici: 44,5 mm
- Campos Novos: 44,4 mm
- Pinhão: 42,7 mm