Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Taxa de lixo em Videira será desvinculada da tarifa de água a partir de julho

Com o novo modelo, cerca de 70% dos imóveis serão beneficiados, pagando um valor mais equilibrado

A Prefeitura de Videira anunciou uma mudança significativa na forma de cobrança da tarifa de resíduos sólidos urbanos, conhecida como taxa de lixo. A partir de julho de 2025, o valor cobrado será fixo mensal, sem relação direta com o consumo de água dos imóveis.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa alteração, conduzida pela Visan (Videira Saneamento), busca trazer mais justiça, previsibilidade e clareza para os contribuintes do município.

Publicidade

Com o novo modelo, cerca de 70% das unidades consumidoras serão beneficiadas. Essas deixarão de pagar valores adicionais por consumir mais água.

Anteriormente, a tarifa de lixo variava conforme o volume de água consumido, gerando distorções na cobrança entre usuários.

Por exemplo, imóveis com alto consumo de água pagavam mais caro, mesmo sem produzir mais resíduos do que os demais.

Agora, a cobrança será mais equilibrada. Mesmo que algumas unidades com consumo mínimo tenham um pequeno acréscimo, o novo sistema evita oscilações mensais.

A tarifa será calculada com base na categoria do imóvel (residencial, comercial, industrial, público ou social) e na frequência de coleta.

Os serviços poderão ocorrer uma, três ou seis vezes por semana, dependendo da localidade e da necessidade. Além da coleta, o valor fixo inclui todas as etapas da gestão, execução e fiscalização dos resíduos sólidos no município.

Importante destacar: as tarifas de água e lixo passam a ser separadas, com valores distintos, mas unificados numa só fatura mensal da Visan.

Segundo o prefeito Wilmar Carelli, “a população nos pediu uma cobrança mais justa e previsível. Com essa mudança, conseguimos tornar o sistema mais equilibrado, facilitar o planejamento financeiro das famílias e garantir mais eficiência para a gestão pública”.

“O novo modelo segue a Resolução Normativa nº 34/2021 da ARIS, que orienta os padrões de cobrança para serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos”. complementa Fernando Taffarel Fávero, diretor-presidente da Visan

Durante o mês de junho, a Visan vai iniciar ações de orientação com ampla divulgação para garantir que todos entendam as mudanças.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é preso por tentar matar o pai com motosserra

A Polícia Civil por meio da Delegacia de Palmitos,...

Seguro-desemprego 2026 tem novos valores e teto de R$ 2.518,65

O governo federal atualizou os valores do seguro-desemprego 2026...

Aulas da rede municipal de Rio das Antas começam em 19 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação de Rio das Antas...

PM de Caçador prende homem por agressão e posse de droga

A PM de Caçador prendeu um homem na noite...

Procon alerta para alta no preço do material escolar

Com a proximidade do início do ano letivo, o...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

Outros Tópicos Interessantes