Os vereadores de Videira realizam nesta terça-feira, 9 de setembro, mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. A reunião está agendada para às 18h45 e contará com quatro matérias na ordem do dia, sendo três Projetos de Lei Ordinária em primeiro turno de votação e uma Moção de Aplauso em turno único.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre os destaques da sessão da Câmara está a Moção de Aplauso nº 17/2025, proposta pelos vereadores Rogério Pezzini, Cleiton Zago e Matheus Alves, e apoiada pelos demais parlamentares.
A homenagem é destinada ao coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Yukio Yamaguchi.
Segundo os autores, a moção reconhece “os relevantes serviços prestados à segurança pública e à comunidade, bem como a dedicação atual ao projeto da escola cívico-militar em Videira”.
Veja também
Empreendedoras da região são reconhecidas no Prêmio Sebrae Delas
Videira conquista ouro, prata e bronze na Copa Brasil de Tênis de Mesa
Transparência nas ações do trânsito
Já entre os projetos em discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 75/2025, apresentado pelos vereadores Tatá (União) e Sargento Manchein (MDB), busca aumentar a transparência nas ações do trânsito.
A proposta obriga o Ortravi (Órgão de Trânsito de Videira) a divulgar informações anonimizadas sobre autuações, locais de maior incidência de infrações e destinação de recursos arrecadados.
O projeto também assegura ao cidadão o direito de acessar provas das infrações cometidas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de criar um canal de sugestões e feedbacks.
Dois projetos do Executivo também estão na pauta
O Projeto de Lei Ordinária nº 77/2025 propõe a abertura de crédito adicional de R$ 200 mil. O valor será destinado à manutenção das atividades da Secretaria de Turismo e Cultura, incluindo conservação de prédios públicos e equipamentos.
Por fim, o Projeto de Lei Ordinária nº 78/2025 solicita autorização para um crédito adicional de R$ 950 mil, que será utilizado para a compra de pedra brita, combustíveis, manutenção de veículos e outras demandas da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Assista a sessão da Câmara
A comunidade pode acompanhar os trabalhos de forma presencial, no Plenário da Câmara, ou por meio da transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais no YouTube e Facebook.
A participação popular é fundamental para fortalecer a democracia e garantir maior transparência no uso dos recursos públicos e na elaboração das leis municipais.