Três representantes de Santa Catarina participarão do Teste Público da Urna 2025, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília. O objetivo é identificar falhas e propor melhorias nos sistemas eletrônicos de votação das urnas, fortalecendo a segurança e a confiança no processo eleitoral brasileiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre os selecionados estão o coordenador administrativo do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, Adailton Luis Padilha, e os representantes do IFSC, Bruna Heloísa Silva Raiol e Samuel de Souza Evangelista. Adailton participará de forma individual, enquanto Bruna e Samuel competirão na categoria em grupo, representando o Instituto Federal.
Adailton destacou seu objetivo com a participação:
“Acredito que a segurança de sistemas eletrônicos é uma área crítica e que a colaboração entre a academia e órgãos públicos é fundamental para garantir a confiança da sociedade nas urnas”.
Veja também
Criadores de Iomerê conquistam bicampeonato na maior feira agropecuária da América Latina
Casal de entregadores é preso em SC por simular roubo de 74 pacotes de encomendas
Já Samuel, ouvidor-geral do IFSC, vê na experiência uma chance de contribuir com a democracia brasileira:
“Acredito que esta é uma oportunidade valiosa de representar o IFSC em um processo de grande relevância para a democracia brasileira, contribuindo para fortalecer ainda mais a transparência e a credibilidade do sistema eleitoral”.
Bruna, professora de Matemática, também reforçou o valor da participação:
“Pessoalmente, sinto que participar de iniciativas que fortalecem a democracia é gratificante e me motiva a continuar nesse campo […]”.
Teste Público da Urna
Criado em 2009, o Teste Público da Urna ocorre sempre em anos não eleitorais e reúne especialistas em Tecnologia da Informação. Eles analisam e testam os sistemas das urnas eletrônicas em busca de vulnerabilidades.
Neste ano, o TSE recebeu 151 inscrições, com um número recorde de 40 mulheres selecionadas, sendo 35 em inscrições individuais e 5 em grupos.
Entre os dias 6 e 24 de outubro, os participantes devem enviar seus planos de teste. O TSE divulgará os aprovados em 14 de novembro.
Toda a atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube, garantindo transparência total ao processo.