Ícone do site PortalRBV

Vice-presidente Geraldo Alckmin visita Santa Catarina nesta sexta

Vice-presidente Geraldo Alckmin visita Santa Catarina nesta sexta

Foto: MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), visita Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, 7 de agosto. A agenda oficial inclui a participação na cerimônia de lançamento e batismo da segunda fragata da Classe Tamandaré, batizada de “Jerônimo de Albuquerque” (F201).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O evento está marcado para ocorrer às 11h no estaleiro TKMS Brasil Sul, localizado no bairro Murta. A cerimônia seguirá protocolos similares ao lançamento da primeira embarcação da classe, a Fragata Tamandaré (F200), que aconteceu em agosto de 2024.

A F200, inclusive, já passou por testes e deve entrar em operação ainda neste ano, conforme a Marinha do Brasil.

Já a F201 tem entrega prevista para janeiro de 2027. O processo de construção teve início em 2023, com o primeiro corte de chapa.

A Marinha destaca que a nova fragata irá reforçar significativamente as capacidades operacionais da Força Naval brasileira.

O programa que motiva a visita de Alckmin, o PFCT (Programa Fragatas Classe Tamandaré), representa um dos maiores projetos de modernização da esquadra brasileira. Ele prevê a construção de quatro fragatas com tecnologia avançada e alto poder de combate.

As embarcações têm papel estratégico na proteção da chamada “Amazônia Azul”, além de atuar em missões como busca e salvamento, combate à pesca ilegal e poluição marinha.

Segundo a Marinha, “o programa tem um significativo impacto no desenvolvimento nacional, fomentando a indústria brasileira de defesa, capacitando a mão de obra e criando mais de 6 mil empregos diretos e indiretos”.

Atualmente, além da F201, a fragata “Cunha Moreira” (F202) também está em construção, com batimento de quilha realizado em 2024. As entregas estão programadas para ocorrer gradualmente entre 2025 e 2029.

A Fragata Tamandaré (F200), lançada anteriormente, conta com deslocamento de cerca de 3.500 toneladas. Foi construída por blocos e com tecnologia “paperless”, que reduz o uso de papel e melhora a segurança.

A embarcação pode realizar operações de patrulha, busca, resgate, e combate à pirataria, sendo equipada para lidar com diversos tipos de ameaças marítimas.

No evento de lançamento da F200, realizado em agosto de 2024, estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa José Mucio Monteiro, e o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Na ocasião, a embarcação passou pela operação chamada “load out”, que consiste em sua movimentação até um dique flutuante, onde é feita a imersão controlada até a flutuação autônoma do navio.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile