Nova Temporada Cultural AMIMU inicia no domingo na Câmara de Vereadores

Faltam poucos dias para o início de uma nova Temporada Cultural AMIMU realizada por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O primeiro compromisso da agenda está marcado para o domingo dia 26 às 19h30 e segunda-feira dia 27 de junho às 14h30 na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador. O evento chamado de “Concerto de Música Brasileira”, tem entrada gratuita, e contará com a apresentação do Madrigal AMIMU, Orquestra de Câmara de Caçador, da solista Karolyne Liesenberg e do maestro Patrick Cavalheiro. Aos que não puderem comparecer para acompanhar presencialmente, poderão assistir de forma online, pois os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal da AMIMU no YouTube.

O Maestro Patrick Cavalheiro comenta que o Concerto de Música Brasileira promete encantar os espectadores. “Estamos felizes por retomar a temporada cultural, e para celebrar esse momento, preparamos esse concerto em que as músicas serão apresentadas com coral e orquestra. Será um momento para ouvir com uma roupagem diferenciada, não só as músicas eruditas brasileiras, mas também outros estilos musicais, a exemplo da bossa nova, rock, samba, entre outros estilos”, explica o maestro.

Ainda de acordo com a organização do evento, o púbico será limitado de acordo com a ordem de chegada, capacidade do local e medidas restritivas sanitárias. O local será aberto ao público trinta minutos antes do início do concerto, sendo necessário apresentar um documento de identificação com o número de CPF. O Concerto de Música Brasileira possui acessibilidade física e de conteúdo disponível para todos os públicos. Na manhã da segunda-feira dia 27 de junho, às 9h, haverá um ensaio aberto na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador, que poderá também ser assistido de forma gratuita. O Concerto de Música Brasileira é uma realização do Ministério do Turismo, CELESC, FISCHER e AMIMU.

 O que: Concerto de Música Brasileira

Quando: 26/06/2022 (domingo) às 19h30 e 27/06/2022 (segunda-feira) às 14h30

Quanto: Entrada franca (com apresentação de documento de identificação com CPF. Abertura trinta minutos antes do evento com quantidade limitada para atender a capacidade de público do local e as regras sanitárias)

Onde: Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara Municipal de Vereadores de Caçador

Informações: 49-3563.6634 ou 49-99970.0110

 Sobre a Temporada Cultural AMIMU:

A Temporada Cultural AMIMU é realizada em Caçador e Florianópolis com uma série de dez apresentações artísticas culturais em formato de concertos, movimentando o cenário cultural por meio de um coral (madrigal), orquestra de câmara e solistas, além de dezesseis recitais de música de câmara distribuídos nas cidades de Caçador e Florianópolis. Os concertos contarão ainda com transmissão ao vivo pelo canal da AMIMU no YouTube, difundindo ainda mais a arte por meio virtual.

A Temporada Cultural AMIMU auxiliará também na manutenção e reaquecimento do mercado de trabalho para músicos instrumentistas e cantores locais e regionais, além de democratizar e difundir a cultura com a formação e manutenção de plateias. Adicionadas às apresentações musicais, ainda são previstas ações de contrapartida com palestras em escolas públicas e outras formas de ampliação da difusão cultural, tais como ensaios abertos, lives entre outras.

 Madrigal AMIMU:

O Madrigal AMIMU foi fundado em abril de 2021 pelo maestro Patrick Cavalheiro, contando como preparador vocal o tenor Gustavo Andrade. Tem como objetivo realizar repertório coral erudito e popular com nível de complexidade e qualidade profissional. Conta com oito a doze integrantes, estudantes de música ou cantores profissionais, mantendo a ideia de grupo de câmara reduzido em diferença a corais com maior quantidade de cantores, o que exige dos seus integrantes uma adaptação técnica diferenciada.

O repertório do Madrigal AMIMU abrange desde obras escritas para coral, especialmente com a separação em naipes de sopranos, contraltos, tenores e baixos, até músicas populares com arranjos para coral.

Desde sua fundação, o madrigal já participou de eventos locais, destacando-se Cantata de Natal, audições didáticas e Concerto de Natal realizados em Caçador. Está participando da Temporada Cultural AMIMU e de uma série de apresentações locais e regional, difundindo e democratizando a música coral na região.

Orquestra de Câmara de Caçador:

A Orquestra de Câmara de Caçador foi fundada em agosto de 2002 pelo maestro Patrick Cavalheiro, com a participação de alunos da oficina de cordas da Casa da Cultura, pela secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Caçador.

Em 2005 a orquestra passou a ser gerida e mantida pela Associação dos Amigos da Música – AMIMU, desenvolvendo-se com a entrada de novos integrantes e com um trabalho contínuo de formação de novos músicos para orquestras.

Já realizou séries de concertos locais, participação em eventos musicais e sociais da cidade, além de turnês regionais e estaduais, difundindo a música e o nome da cidade de Caçador.

Atualmente é formada principalmente por músicos de instrumentos de cordas, dentre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, com a participação de piano, instrumentos de sopro ou percussão de acordo com o repertório de cada concerto executado.

Maestro Patrick Cavalheiro:

Natural de Caçador (SC) e radicado em Florianópolis (SC), Patrick Cavalheiro é maestro, professor, produtor cultural e multi-instrumentista.

É maestro titular dos Corais da AMIMU (adulto, jovem e sênior), da Orquestra UNISUL, Orquestra de Câmara de Caçador e Orquestra Sinfônica de Caçador, Orquestra Didática da AMIMU, Orquestra/Coral Culturarte e Coral PratiCanto. Atuou na Prefeitura de Caçador de 2002 a 2004, no Centro Cultural Egon Frey, em Fraiburgo, de 2002 a 2004, no Coro Lírico Catarinense, em Florianópolis, de 2014 a 2019, na Associação Tânia Gaboardi – ATG, em Curitibanos, de 2003 a 2018 e na Escola de Música e Cidadania do Rio de Janeiro, (Casa da Criança) de 2019 a 2020.

Presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Caçador, Associação Filarmônica de Arte e Música de Santa Catarina – AFAMUSC, em Florianópolis, o Comitê de Santa Catarina do Partners of the Americas e a Academia Caçadorense de Música – ACM.

É formado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Música-bacharel violino e licenciado. Recebeu título de sócio fundador benemérito AMIMU (2006), cidadão desbravador de Caçador (2011), patrono da Academia Caçadorense de Música (2014), líder emergente do Partners of the Americas (2014).

Patrick Cavalheiro é maestro convidado e diretor artístico e musical da Temporada Cultural AMIMU.

Associação dos Amigos da Música – AMIMU:

Fundada em agosto de 2004 na cidade de Caçador-SC, a Associação dos Amigos da Música busca transformar as pessoas através da arte, expandindo-se pelo Estado catarinense através da formação de alunos e diversos concertos até hoje.

Dentre as atividades desenvolvidas constam as Temporadas anuais, Orquestra de Câmara de Caçador, Orquestra Didática da AMIMU, Orquestra Sinfônica de Caçador, Coral da AMIMU, Madrigal da AMIMU, Coral Jovem e Coral Sênior, Escola de Artes da AMIMU, além de apoiar a Academia Caçadorense de Música, o Coral Culturarte e o projeto PratiCanto.

Focada no ensino de cultura e arte, em especial de música, com qualidade, a AMIMU objetiva a realização de concertos, temporadas, manutenções dos projetos da AMIMU, e firmar parcerias para o fortalecimento da cultura caçadorense e catarinense.

Tem como missão difundir a cultura musical no estado de Santa Catarina por meio de apresentações, concertos, recitais e turnês, valorizando a música orquestral, coral, erudita, popular e regional, transformando as pessoas através da arte.

Programa dos concertos de Música Brasileira:

  1. Psalmus CL – Ernani Aguiar (arr. Patrick Cavalheiro)
  2. Domine Tu Mihi Lavas Pedes – Pe. José Maurício Nunes Garcia
  3. Ave Maria – Antônio Carlos Gomes (arr. Patrick Cavalheiro)
  4. Bachianas Brasileiras nº 5 – Cantilena – Heitor Villa-Lobos
  5. Quem Sabe – Antônio Carlos Gomes (arr. Patrick Cavalheiro)
  6. Nesta rua tem um bosque – folclore brasileiro (arr. Adelino Martins)
  7. Balaio – folclore brasileiro harmonizado por Heitor Villa-lobos
  8. Trenzinho caipira – Heitor Villa-Lobos (arr. A. Yara Campos)
  9. Tamba-tajá – Canção Amazônica – Waldemar Henrique (arr. Patrick Cavalheiro)
  10. Acalanto – Dorival Caymmi (arr. Devanil J. Leandro)
  11. Prelúdio para ninar gente grande – Luiz Vieira (arr. Carlos L. Besen)
  12. Lua lua lua lua – Caetano Veloso (arr. Marcos Leite)
  13. Gente humilde – Chico Buarque de Holanda, Garoto e Vinícius de Moraes (arr. Eduardo D. Carvalho)
  14. Garota de Ipanema – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim) e Vinícius de Moraes (arr. Breno Blauth)
  15. Samba de uma nota só – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim) (arr. Carlos L. Besen, adpt. Patrick Cavalheiro)
  16. Mundo melhor – Pixinguinha e Vinícius de Moraes (arr. Marcos Leite, adpt. Patrick Cavalheiro)
  17. Alvorada no Brasil (Brejeiro) – Ernesto Nazareth (arr. Desconhecido, transcrição: Alceu Valle)
  18. Pinga com limão – Premeditando o Breque (arr. Paulo Rowlands)
  19. Isto aqui o que é? – Ary Barroso (arr. Alexandre Zilahi)

Foto: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias