Obesidade está ligada a outras doenças e transtornos psicológicos

O excesso de peso pode desencadear outras complicações físicas e transtornos psicológicos.

O dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. A data chega para alertar sobre um problema que disparou no mundo desde 1975. Com uma rotina cada vez mais sem tempo, a alimentação se adaptou e criou soluções para atender a essa demanda, porém sem pensar na saúde. São alimentos prontos, que podem ser comprados e armazenados por dias, até fora da geladeira ou levados em viagens de forma imediata.  Ao mesmo tempo estes alimentos, pelo processo de industrialização, se tornam mais baratos, mesmo vindo de outros estados e até países.

A obesidade é considerada uma doença crônica e o número de obesos cresce rapidamente a ponto de se tornar um problema de saúde pública. Hoje o Brasil tem 20% da população classificada como obesa. No Brasil a obesidade atinge mais as mulheres, que possuem uma genética diferente e que pode favorecer o problema. A hipertensão, colesterol, diabetes, acumulo de doença no fígado são doenças que andam junto com a obesidade, sem esquecer também do infarto.

Por trás de pacientes internados que apresentam obesidade estão fatores culturais e a atração do baixo preço dos alimentos que não são naturais. O alimento processado é mais fácil e a sociedade prefere isso, infelizmente atingindo a saúde.

A melhor forma de reverter a obesidade é adotar um estilo de vida diferente.  São pequenos passos que precisam ser dados e acumulados facilitam o processo de emagrecimento.  Destacam-se exercícios físicos e alimentação mais saudável e naturais.

E além da obesidade causar muitos problemas para a saúde física, o excesso de peso pode ser pivô também para transtornos psicológicos. Além de um dos maiores problemas de saúde pública, a obesidade infelizmente leva a situações de preconceito sofridas por pessoas acima do peso. Quem fala sobre o assunto é o endocrinologista, Dr. Fábio Pitanga. Confira:

Foto: Pixabay

Fonte: Rádio Uirapuru/RBV Notícias

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias