Menu

Operação ‘Arquivo-Morto’ investiga Câmara de Vereadores da região

A execução das ordens está ocorrendo nos municípios de Timbó Grande, Videira, Caçador, Canoinhas, Irani e Ipumirim e Erechim, no RS.

Fonte:
Fonte: Comunicação Social do MPSC

Na manhã desta terça-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à investigação conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília, deflagram a segunda fase da operação ‘Arquivo-Morto’ que investiga Câmara de Vereadores da região. Com o objetivo de desarticular suposto esquema criminoso que tem causado prejuízos à administração pública e danos ao erário em município localizado no Vale do Contestado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesta segunda fase da operação, o foco da investigação são possíveis irregularidades em contratos públicos firmados pelo Poder Legislativo de um dos municípios integrantes da Comarca de Santa Cecília, supostamente maculados por fraudes em orçamentos e superfaturamentos, falsificação de documentos, peculato e corrupção, além de possíveis irregularidades no pagamento de diárias, e envolvem um vereador e um servidor comissionado local, além empresários que teriam aderido ao esquema.

Os 32 mandados de busca e apreensão e os dois mandados de suspensão do exercício da função pública foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Santa Cecília, e a execução das ordens está ocorrendo nos municípios de Timbó Grande, Videira, Caçador, Canoinhas, Irani e Ipumirim, em Santa Catarina, bem como no município de Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul.

Participam da operação dois Promotores de Justiça e 59 Policiais integrantes do GAECO, e 19  viaturas estão sendo empregadas na operação. A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, e a Polícia Rodoviária Federal, também prestam apoio ao cumprimento das ordens judiciais.

Veja também

GAECO deflagra operação Arquivo-Morto em combate a irregularidades contratuais

Megaoperação em SC já fez 123 prisões em oito meses

A investigação prossegue em segredo de justiça.

Arquivo-Morto

O nome da operação deve-se às informações coletadas pela Promotoria de Justiça, no sentido de que, quando os procedimentos licitatórios fraudados foram descobertos por um dos servidores do legislativo municipal, este os escondeu no arquivo-morto para que não fossem mais adulterados ou destruídos pelos investigados.

Relembre a primeira fase da operação

Na segunda fase da operação “Arquivo-Morto”, desencadeada em fevereiro de 2024, quatro mandados de busca e apreensão foram executados em um município do Vale do Contestado. No dia 28 de fevereiro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) iniciou a ação para desmantelar possíveis atividades ilícitas na Câmara Municipal de Timbó Grande.

A operação visou alvejar indivíduos suspeitos de envolvimento em esquemas criminosos dentro do legislativo local, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão contra os participantes identificados no suposto esquema.

A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília, se concentrou em apurar a suspeita de superfaturamento em contratos firmados pela Câmara de Vereadores de Timbó Grande, além de irregularidades nos pagamentos de diárias para viagens e na promoção de servidores às custas do erário público.

As ordens judiciais foram emitidas pela Vara única de Santa Cecília, e o processo está em andamento sob sigilo. A Polícia Científica do Estado de Santa Catarina também está fornecendo suporte às diligências, juntamente com as instituições envolvidas na força-tarefa.

GAECO e GEAC

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

O GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Trânsito é liberado na SC-135 em Pinheiro Preto

Após 29 dias desde o início das obras, foram...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com sol e poucas nuvens

A previsão do tempo em Santa Catarina para esta...

Projeto Músicos do Contestado ingressa em escolas estaduais

O projeto Músicos do Contestado inicia suas atividades em...

Audiência pública tratará sobre os controladores de velocidade em Videira

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJR)...

Copa Placídio Cinquentinha Troféu Coopermio define finalistas

A Copa Placídio Cinquentinha Troféu Coopermio definiu finalistas, no...

Mais Lidas da semana

Divisa entre Paraná e Santa Catarina é redefinida

Após uma série de estudos, técnicos da Diretoria de...

Morador de Videira que estava desaparecido é localizado

O jovem de 27 anos, morador de Videira, que...

Identificadas vítimas que morreram esmagadas por contêiner

Foram identificadas as duas vítimas fatais do acidente de...

Acidente na SC 135, em Pinheiro Preto, deixa vítimas

Na manhã desta sexta-feira (07), por volta das 08h00,...

Duas pessoas morrem após contêiner tombar em cima de carro

Um homem e uma mulher morreram em um acidente...
Publicidade