Rádios RBV

Menu

Pecuarista dobra a produção de leite com programa do Senar

Gian Perazzoli aumentou de 6 mil para 12,3 mil litros a produção leiteira da propriedade após participar do ATeG Bovinocultura de Leite

Fonte:
Portal RBV

O produtor rural Gian Perazzoli, no município de Videira, Meio-Oeste catarinense, viu sua vida mudar drasticamente nos últimos anos ao assumir a bovinocultura de leite da família em 2010. Em 2022, ao ingressar no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) viu sua produção saltar de seis mil para mais de 12.300 litros de leite por mês em apenas 17 meses, levando-o a focar integralmente na atividade. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado em parceria com o Sindicato Rural de Videira. Essa transformação rendeu a Perazzoli o Prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”, destacando também a excelência de Santa Catarina no agronegócio.

- Publicidade -
Pecuarista-dobra-a-producao-de-leite-com-assistencia-do-Senar-1
Foto: Faesc/Senar/CNA

O retorno econômico da produção trouxe melhor qualidade de vida para a família e permitiu a presença integral do filho mais novo na propriedade, assegurando a sucessão familiar. Além disso, adquiriram maquinários e equipamentos para melhorar o desempenho da atividade e da rotina da propriedade.

A família recebeu uma ordenhadeira móvel com balde ao pé. Para o produtor, conquistar o prêmio “foi muito bom porque a ATeG trouxe resultados, melhorou a produção e a ordenhadeira ajudará no negócio da família”.

Veja também

Início do outono traz expectativa de que chuva e frio normalizem

Confira os dados do Boletim Agropecuário de março

Brasil possui vaca mais cara do mundo, avaliada em R$ 21 milhões

A equipe técnica também foi reconhecida. A engenheira agrônoma e técnica da ATeG, Suiane Pittol, foi a responsável pelo atendimento na propriedade do produtor Gian Perazzoli, em Videira, e levou o Prêmio na categoria Técnico de Campo.

Suiane comentou sobre as estratégias implementadas desde março de 2022 para desenvolver oportunidades de melhoria na propriedade, ressaltou a expressiva evolução nos indicadores da atividade leiteira e o orgulho em ver o pecuarista receber o prêmio. Também comentou o quanto é gratificante estar entre os técnicos que receberam esse importante reconhecimento no País.

De acordo com o supervisor regional Meio-Oeste do Senar/SC, Jean Palavro, o programa atende mais de 6 mil produtores de dez diferentes cadeias produtivas em Santa Catarina. Palavro destaca que o que importa não é tamanho nem a quantidade produzida, mas sim proporcionar eficiência para as propriedades.

O prefeito de Videira, Dorival Borga salientou a satisfação em ver que as propriedades do município estão se tecnificando e conquistando o reconhecimento merecido. Borga também lembrou da importância de os produtores do município poderem contar com entidades como o Senar, a Faesc e o Sindicato Rural.

Prêmio ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023

O prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023” avaliou as propriedades seguindo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

No total, foram premiados cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Somente de Santa Catarina foram três produtores que levaram o prêmio, entregue em Brasília no dia 12 de dezembro de 2023. Essa é a segunda vez que Santa Catarina conquista o prêmio na ATeG Bovinocultura de Leite. O primeiro reconhecimento foi em 2019.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sete pessoas envolvidas em acidente em Santa Cecília

Sete pessoas se envolveram em acidente no bairro Marciliano...

Novo acidente com vítima na SC-355 em Videira

O domingo (19) começou com o registro de mais...

Homem é preso em Capinzal com armas e brincos de animais

Um homem foi preso neste sábado (18) em Capinzal...

Capotamento deixa motorista gravemente ferido em Lebon Régis

O Corpo de Bombeiro Militar de Lebon Régis atendeu...

Pinheiro Preto comemora 62 anos neste domingo

Neste domingo, dia 19 de maio, o município de...

Mais Lidas da semana

Motorista é arremessado do carro durante capotamento

O Corpo de Bombeiro Militar de Salto Veloso foi...

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente fatal

Carro com placas de Caçador se envolve em acidente...

Carro capota no interior de Rio das Antas

Os Bombeiros Militares de Rio das Antas atenderam na...

Cantora caçadorense vai ao Rio Grande do Sul entregar donativos

A cantora caçadorense Bruna Manenti está em viagem para...

Condutor é resgatado após saída de pista em Pinheiro Preto

Condutor foi resgatado após saída de pista em Pinheiro...

Outros Tópicos Interessantes