Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

História da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras

Atualmente ferrovia segue sem uso oficial na região, porém ganha novos olhares com as obras

A história da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras, desenvolvidas pelo cineasta e jornalista Ernoy Mattiello. A minissérie documental “Linha da Memória” e o livro que conta a história de Zeca Vaccariano foram apresentados na noite da última sexta-feira, 10. O município de Pinheiro Preto, palco do primeiro assalto a um trem pagador que se tem história, recebeu o evento, que reuniu autoridades e população local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com Mattielo, as obras deverão estar disponíveis para acesso já nas próximas semanas. “Em breve, nós temos a expectativa de iniciarmos as exibições em todas as cidades em toda a região sul e sudeste do Brasil. A partir daí, também nas plataformas digitais e exebições nas TVs educativas de todo o Brasil”.

“Nós temos uma expectativa muito grande e esse projeto e cronograma vão até fevereiro para a gente chegar até todas essas cidades e conseguirmos conquistar todo esse público”

Publicidade

História da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras; acompanhe a reportagem

Reportagem exibida em 13/05

Linha da Memória conta com a direção de Júnior Padilha, que durante a coletiva de estreia afirmou que um dos principais pontos na produção foi a pandemia da Covid-19. “A gente enfrentou um grande desafio durante a produção, além dos desafios técnicos. […] Desenvolver ela na pandemia foi um desafio maior, porque muitos filhos não queriam que os seus pais participassem da obra por conta do próprio risco de contaminação”, explica.

Veja mais:

Livro e documentário trazem segredos do assalto ao trem pagador

Caminhada ecológica marca comemoração dos 80 anos de Videira

Padilha afirma que a ferrovia é a grande protagonista de toda a história e também da colonização do Oeste catarinense. Ele destaca que foi através dela que o desenvolvimento acabou chegando na maioria da região. Questionado se houve algum trecho que mais o marcou nessa produção, Padilha lembrou da fala de um ex-ferroviário.

“Teve um depoimento que me marcou muito de um ex-ferroviário, que ele falou assim: tudo o que a ferrovia trouxe, quando ela foi embora, ela levou junto”

Atualmente, a ferrovia é apenas um marco que rasga a região do Meio Oeste catarinense. O prefeito de Pinheiro Preto, Gilberto Chiarani, lembrou que a ferrovia, que já não escuta o apito do trem, atualmente tornou-se apenas um atrativo turístico. Porém, afirma que o município aguarda que, nos próximos anos, exista a expectativa de que sejam efetivados mais investimentos nos trilhos em toda a região.

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Outros Tópicos Interessantes