História da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras

Atualmente ferrovia segue sem uso oficial na região, porém ganha novos olhares com as obras

A história da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras, desenvolvidas pelo cineasta e jornalista Ernoy Mattiello. A minissérie documental “Linha da Memória” e o livro que conta a história de Zeca Vaccariano foram apresentados na noite da última sexta-feira, 10. O município de Pinheiro Preto, palco do primeiro assalto a um trem pagador que se tem história, recebeu o evento, que reuniu autoridades e população local.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com Mattielo, as obras deverão estar disponíveis para acesso já nas próximas semanas. “Em breve, nós temos a expectativa de iniciarmos as exibições em todas as cidades em toda a região sul e sudeste do Brasil. A partir daí, também nas plataformas digitais e exebições nas TVs educativas de todo o Brasil”.

“Nós temos uma expectativa muito grande e esse projeto e cronograma vão até fevereiro para a gente chegar até todas essas cidades e conseguirmos conquistar todo esse público”

Publicidade

História da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras; acompanhe a reportagem

Reportagem exibida em 13/05

Linha da Memória conta com a direção de Júnior Padilha, que durante a coletiva de estreia afirmou que um dos principais pontos na produção foi a pandemia da Covid-19. “A gente enfrentou um grande desafio durante a produção, além dos desafios técnicos. […] Desenvolver ela na pandemia foi um desafio maior, porque muitos filhos não queriam que os seus pais participassem da obra por conta do próprio risco de contaminação”, explica.

Veja mais:

Livro e documentário trazem segredos do assalto ao trem pagador

Caminhada ecológica marca comemoração dos 80 anos de Videira

Padilha afirma que a ferrovia é a grande protagonista de toda a história e também da colonização do Oeste catarinense. Ele destaca que foi através dela que o desenvolvimento acabou chegando na maioria da região. Questionado se houve algum trecho que mais o marcou nessa produção, Padilha lembrou da fala de um ex-ferroviário.

“Teve um depoimento que me marcou muito de um ex-ferroviário, que ele falou assim: tudo o que a ferrovia trouxe, quando ela foi embora, ela levou junto”

Atualmente, a ferrovia é apenas um marco que rasga a região do Meio Oeste catarinense. O prefeito de Pinheiro Preto, Gilberto Chiarani, lembrou que a ferrovia, que já não escuta o apito do trem, atualmente tornou-se apenas um atrativo turístico. Porém, afirma que o município aguarda que, nos próximos anos, exista a expectativa de que sejam efetivados mais investimentos nos trilhos em toda a região.

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Meio-Oeste de SC terá quinta-feira com calor e risco de temporais

O Meio-Oeste de Santa Catarina terá uma quinta-feira (23)...

Tontura não é doença, mas sinal de alerta para a saúde

O equilíbrio do corpo é algo que só valorizamos...

Rodovias de SC registram 73 acidentes na Operação Tiradentes 2026 da PMRv

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do...

Golpistas usam inteligência artificial para simular voz de Drauzio Varella e vender remédios falsos

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate...

Turistas filmam fuga desesperada de explosão vulcânica

O que era para ser o vídeo perfeito para...

Terceira idade de Salto Veloso brilha no JASTI

O município de Salto Veloso marcou presença em mais...

Falta de medicamentos atinge farmácia municipal de Videira

A Secretaria de Saúde de Videira informou que a...

Arroio Trinta tem participação histórica no JASTI 2026

O município de Arroio Trinta marcou presença de forma...