Rádios RBV

Livro e documentário trazem segredos do assalto ao trem pagador

Obras revelam detalhes marcantes que vão da construção da ferrovia, desenvolvimento industrial, a colonização e o declínio ferroviário no interior catarinense

Fonte:
Prefeitura de Pinheiro Preto/Ascom Virtual Pictures

Livro e documentário trazem segredos do assalto ao trem pagador, além de apresentar histórias inéditas e fatos marcantes sobre o trecho catarinense da Linha São Paulo – Rio Grande, revelando os segredos de um assaltante que virou delegado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A vida nos trilhos, cenários de saudades e lembranças que se integram à suaves narrativas para compor a construção do longa documental intitulado A Linha da Memória que resgata o curso biográfico de uma das mais importantes ferrovias brasileiras, a São Paulo – Rio Grande.

A história se conecta ao livro a Saga Indômita de Zeca Vaccariano: Muito Além do Assalto ao Trem Pagador do o escritor e cineasta Ernoy Luiz Mattiello, que resgata o famoso atentado contra o grupo pagador, ocorrido em 1909, durante a construção ferroviária.

Marco centenário dos acontecimentos ao longo do Vale do rio do Peixe, no interior do estado de Santa Catarina, A Ferrovia São Paulo – Rio Grande, é o mais importante símbolo da conquista territorial Sul-Brasileira, ao longo do tempo.

Lançamento

O evento de lançamento das obras acontece na sexta-feira 10 de maio, no auditório Padre Trudo Plessers, em Pinheiro PretoSC.

A cerimônia inicia às 19 horas, com a apresentação da obra literal, seguida da projeção do longa A Linha da Memória, que se integra às narrativas literárias.

Veja também

Comissão Organizadora divulga programação oficial da Expotílias 2024

Reforma tributária preocupa prefeitos dos municípios da Amarp

O documentário conta com entrevistas de diversos ferroviários aposentados, estudiosos do tema, além de emocionantes depoimentos de personagens que tiveram a vida marcada pelos caminhos de aço da ferrovia. Relatos marcantes, conectados por fotos originais da época e imagens cinematográficas, recriam em detalhes a ambiência vivida no período de grandes transformações protagonizados pelo trem.

Já a produção literária, é resultado de profunda pesquisa, ancorada em documentos oficiais, referências expressivas e oitivas orais, abrigadas em um projeto de Mestrado em História, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – (UFF) do cineasta Ernoy Mattiello, que é quem também assina o roteiro do documentário dirigido por Júnior Padilha.

A produção com locações nos três estados do Sul e interior paulista, revela detalhes marcantes que vão da construção da ferrovia, ao período de desenvolvimento industrial, a colonização do Vale do rio do Peixe e o declínio ferroviário no interior catarinense.

A cidade de Pinheiro PretoSC, destaca-se na obra literária por ter sido o palco do Assalto ao Trem Pagador, protagonizado por José Antônio de Oliveira, o Zeca Vaccariano, em 1909, que após absolvido das acusações, tornou-se delegado de polícia em Mondaí – SC.

Outro município evidenciado no projeto é Piratuba – SC, que se evidencia na produção documental, pelo projeto turístico do Trem das Termas, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

CIDASC leva educação sanitária para alunos de Rio das Antas

Na manhã desta terça-feira, 8 de abril, a Casa...

INMET emite alerta de chuvas fortes para Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta...

Congresso inédito debate tratamentos contra a obesidade

O município de Caçador sediou um marco na área...

Tangará recebe quase R$ 20 milhões em investimentos

O prefeito de Tangará, Aldair Biasiolo (Bitinha) destacou em...

Homem cai de caminhão e fica gravemente ferido em Rio das Antas

Na manhã desta terça-feira (8), por volta das 11h30,...

Mais Lidas da semana

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga entre abril e maio

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários...

Identificado motorista que morreu no acidente da SC-350

Identificado o homem que morreu no grave acidente na...

Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC

A colheita do pinhão começou oficialmente em Santa Catarina...

Outros Tópicos Interessantes