Rádios RBV

Menu

Polícia Científica lança ferramenta de monitoramento dos casos de violência contra a mulher

A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida no início do ano, agora conta com um novo painel

Fonte:
Secom

O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, anunciou mais um reforço na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida pelo órgão pericial no início do ano, agora conta com um novo painel voltado ao monitoramento dos crimes de violência contra a mulher no estado. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 06, à vice-governadora Marilisa Boehm, ao secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e representantes das forças de segurança.

Grande conhecedora do tema, a delegada de polícia e vice-governadora Marilisa Boehm reconhece os benefícios diretos da ferramenta para o mapeamento das ocorrências e no levantamento de fatos relevantes sobre a violência contra a mulher. Marilisa Boehm destaca que os dados coletados também servirão de base ao secretário da Segurança Pública para implementar treinamentos com os psicólogos, conselho tutelar e toda a rede de proteção da

“Vamos investir mais em treinamento dos conselhos tutelares, Polícia Civil, psicólogos, em educação, em prevenção. Ao mesmo tempo, é preciso fortalecer junto à população a importância de se fazer o boletim de ocorrência e denunciar, visto que a subnotificação é prejudicial nesse processo estratégico. Para isso, precisamos esclarecer melhor essa questão às pessoas, para que conheçam os serviços públicos de atendimento e saibam que existem locais onde vítimas são amparadas e acolhidas”, explica.

- Publicidade -

O secretário da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, elogiou a iniciativa da Polícia Científica, destacando sua importância no combate à criminalidade e no fortalecimento da integração com todas as forças de segurança. “É a ciência que vai nos apontar caminhos. Quase sempre estarmos trabalhando com as consequências, por isso, devemos enfrentar as causas para reduzir as estatísticas de violência contra a mulher, que eu diria que são vergonhosas e não condizem com Santa Catarina e o restante dos demais indicadores criminais do Estado”, pontuou.

Coleta de dados

O diretor de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, perito Tulio Leal Correa, explica que a instituição se encontra em uma posição estratégica para obtenção de dados no combate à violência contra a mulher, uma vez que para a materialização do delito é necessário o exame pericial. “Com estrutura mais concentrada e o uso do sistema interno da PCI – SiRSAELP, que funciona em complementação ao Sistema Integrado de Segurança Pública, conseguimos avaliar o comparecimento ou não das vítimas, sua faixa etária, bem como transformar em inteligência os resultados dos exames, possibilitando ao órgão fomentar o debate sobre prevenção”, destaca.

Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, são dados extremamente relevantes para os tomadores de decisão, para quem implementa as políticas de Segurança Pública. Por isso, agradeceu o apoio da vice-governadora e do secretário Paulo Cezar Oliveira, e parabenizou a equipe da diretoria de Tecnologia e Inovação da PCI por mais essa conquista significativa, tanto ao aprimoramento da gestão interna quanto para subsidiar ações estratégicas.

“Com o lançamento de mais um dos painéis do nosso Criminal Data, focado em reunir e qualificar os dados estatísticos das nossas ocorrências envolvendo crimes contra a mulher, a Polícia Científica reafirma seu compromisso com a sociedade catarinense e com o uso da ciência para promoção da Justiça”, conclui.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com chuva e temperaturas diminuem

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense. O...

Monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira

O monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira,...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Videira investe em pavimentação de ruas íngremes com concreto

A Prefeitura de Videira investe em pavimentação de ruas...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes