Rádios RBV

Menu

Polícia Científica lança ferramenta de monitoramento dos casos de violência contra a mulher

A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida no início do ano, agora conta com um novo painel

Fonte:
Secom

O Governo do Estado, por meio da Polícia Científica, anunciou mais um reforço na prevenção e no combate à violência contra a mulher em Santa Catarina. A plataforma de business Intelligence CriminalData, desenvolvida pelo órgão pericial no início do ano, agora conta com um novo painel voltado ao monitoramento dos crimes de violência contra a mulher no estado. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 06, à vice-governadora Marilisa Boehm, ao secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, e representantes das forças de segurança.

Grande conhecedora do tema, a delegada de polícia e vice-governadora Marilisa Boehm reconhece os benefícios diretos da ferramenta para o mapeamento das ocorrências e no levantamento de fatos relevantes sobre a violência contra a mulher. Marilisa Boehm destaca que os dados coletados também servirão de base ao secretário da Segurança Pública para implementar treinamentos com os psicólogos, conselho tutelar e toda a rede de proteção da

“Vamos investir mais em treinamento dos conselhos tutelares, Polícia Civil, psicólogos, em educação, em prevenção. Ao mesmo tempo, é preciso fortalecer junto à população a importância de se fazer o boletim de ocorrência e denunciar, visto que a subnotificação é prejudicial nesse processo estratégico. Para isso, precisamos esclarecer melhor essa questão às pessoas, para que conheçam os serviços públicos de atendimento e saibam que existem locais onde vítimas são amparadas e acolhidas”, explica.

- Publicidade -

O secretário da Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, elogiou a iniciativa da Polícia Científica, destacando sua importância no combate à criminalidade e no fortalecimento da integração com todas as forças de segurança. “É a ciência que vai nos apontar caminhos. Quase sempre estarmos trabalhando com as consequências, por isso, devemos enfrentar as causas para reduzir as estatísticas de violência contra a mulher, que eu diria que são vergonhosas e não condizem com Santa Catarina e o restante dos demais indicadores criminais do Estado”, pontuou.

Coleta de dados

O diretor de Tecnologia e Inovação da Polícia Científica, perito Tulio Leal Correa, explica que a instituição se encontra em uma posição estratégica para obtenção de dados no combate à violência contra a mulher, uma vez que para a materialização do delito é necessário o exame pericial. “Com estrutura mais concentrada e o uso do sistema interno da PCI – SiRSAELP, que funciona em complementação ao Sistema Integrado de Segurança Pública, conseguimos avaliar o comparecimento ou não das vítimas, sua faixa etária, bem como transformar em inteligência os resultados dos exames, possibilitando ao órgão fomentar o debate sobre prevenção”, destaca.

Segundo a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, são dados extremamente relevantes para os tomadores de decisão, para quem implementa as políticas de Segurança Pública. Por isso, agradeceu o apoio da vice-governadora e do secretário Paulo Cezar Oliveira, e parabenizou a equipe da diretoria de Tecnologia e Inovação da PCI por mais essa conquista significativa, tanto ao aprimoramento da gestão interna quanto para subsidiar ações estratégicas.

“Com o lançamento de mais um dos painéis do nosso Criminal Data, focado em reunir e qualificar os dados estatísticos das nossas ocorrências envolvendo crimes contra a mulher, a Polícia Científica reafirma seu compromisso com a sociedade catarinense e com o uso da ciência para promoção da Justiça”, conclui.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Domingo com nevoeiros e chuva em SC

A previsão do tempo aponta domingo com nevoeiros e...

Leilão do Inmetro tem lotes disponíveis em Santa Catarina

O leilão do Inmetro tem lotes disponíveis em Santa...

Projeto que prevê multa para usuários de drogas avança em SC

Um projeto que prevê multa para usuários de drogas...

Colisão frontal seguido de queda deixa dois feridos na SC-452

Na noite deste sábado (22), por volta das 22h58,...

Escolas de SC melhoram no quesito acessibilidade

As escolas de Santa Catarina melhoram no quesito acessibilidade...

Mais Lidas da semana

Morador de Rio das Antas está desaparecido

Um morador de Rio das Antas está desaparecido desde...

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Grave acidente envolve dois caminhões e uma carreta em Videira

Um grave acidente envolveu dois caminhões e uma carreta...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes