A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação e Capturas – SIC Videira, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Videira, com a finalidade de combater o crime de maus-tratos contra os animais, realizou na tarde desta terça-feira, o cumprimento de mandado de busca e apreensão em local suspeito da prática da denominada “rinha de galo”.
No local, foram apreendidos 18 galos da raça mura, um ringue de briga de galo, 17 luvas para galo de briga, 9 biqueiras para galo e o aparelho celular do proprietário dos animais.
O proprietário dos animais e dos materiais apreendidos foi conduzido para a Delegacia da Comarca de Videira para prestar esclarecimentos.
A prática é criminosa, como é determinada pelo artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (conhecida como lei do meio ambiente):
“praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Pena, detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena será aumentada em caso de morte do animal.
A população deve denunciar e garantir que a prática não fique impune
Disque denúncia (anônimo) – 181