Com o início do período eleitoral, a chefe do cartório eleitoral de Tangará, Ana Carolina Guarino, falou sobre os processos e prazos para regularizações, além do uso do aplicativo Pardal que facilita denúncias de irregularidades eleitorais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O aplicativo Pardal, que será disponibilizado a partir de 16 de agosto, permitirá que eleitores e candidatos denunciem irregularidades como propaganda eleitoral indevida e crimes eleitorais, enviando as denúncias ao Ministério Público Eleitoral para apuração.
Segundo Ana Carolina, o Pardal também oferece orientações sobre o que é permitido e o que é proibido durante a campanha eleitoral, como o uso de carros de som e a distribuição de material gráfico.
Além disso, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia de forma anônima ou identificada, desde que tenha provas como fotos ou vídeos.
Veja também
Cresce o número de jovens eleitores para as eleições 2024
Mais de 820 mil eleitores de SC não vão poder votar em 2024
Estatísticas de eleições anteriores mostram um alto volume de denúncias. Em 2022, foram recebidas 38.747 denúncias no Brasil, e em 2020, o número foi de 105.543.
Sendo possível acompanhar as denúncias feitas e consultar orientações sobre a legislação eleitoral pelo aplicativo Pardal.
Título de eleitor
A chefe do cartório eleitoral de Tangará também explicou que o prazo para regularização de títulos encerrou em 8 de maio.
Não sendo mais possível trocar o local de votação, mas é possível regularizar multas ou emitir a segunda via do título até a véspera da eleição.
Ela ressaltou a importância de levar o título no dia da votação para evitar problemas e confusões.
Eleitores que precisam da segunda via do título podem solicitá-la online, tanto no site do TSE quanto pelo aplicativo e-Título.
É importante fazer isso com antecedência para evitar problemas no dia da eleição.