Cassação do mandato do governador de SC é rejeitada pelo TSE

Decisão foi unanime pelo tribunal

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta terça-feira (12) a cassação do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e da vice-governadora Marilisa Boehm (PL).

A eleição da chapa foi questionada pela advogada Rosane Magaly Martins. Ela disputou uma vaga de deputada estadual pelo PSOL. Na ação, a advogada acusou a chapa de uso indevido de recursos do fundo eleitoral, bem como de abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022.

De acordo com o advogado José Eduardo Cardozo, a campanha teria fraudado a cota de gênero, que obriga a destinação de 30% de recursos para candidaturas femininas.

Publicidade

Segundo o advogado, o PL recebeu R$ 9,3 milhões do fundo eleitoral e destinou 93% para a conta da campanha da vice. De acordo com a acusação, os recursos foram usados pela chapa majoritária para burlar a obrigatoriedade de cumprimento da cota.

“É evidente que isso foi uma fraude. Colocou-se uma mulher que nem apareceu na campanha para apropriar-se do dinheiro das mulheres. Uma regra que existe para valorizar a mulher na política foi utilizada para colocar as mulheres como peças decorativas deu uma campanha”, argumentou.

No entanto, ao analisar a questão, o TSE discordou da acusação, e os ministros entenderam que não houve irregularidades na campanha do governador.

O que diz o relator

De acordo com o relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, não há impedimento legal para os partidos realizarem transferências de recursos para as chapas compostas por vices que são mulheres.

“Não há prova robusta de desproporcionalidade entre os recursos auferidos pela chapa vencedora do pleito ao governo de Santa Catarina e as demais que não obtiveram êxito”, afirmou.

Assim também, durante o julgamento, o advogado Rodrigo Fernandes, representante do governador Jorginho Mello,  disse que, antes de chegar ao TSE, o pedido de cassação foi rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina.

“Todos os gastos do PL foram aprovados pelo TRE sem ressalvas. Um tribunal que é reconhecido pelo seu rigor em relação à prestação de contas”, completou.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Concurso da Cuca: confira os 5 primeiros finalistas

A 4ª edição do Concurso da Cuca já tem...

Câmara de Caçador encaminha moções, pedido de informação e indicações ao Executivo

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caçador desta...

Expo Videira 2026: tudo o que você precisa saber antes de ir

A Expo Videira 2026 acontece entre 10 e 13...

Aposta feita em Videira ganha prêmio na Mega-Sena

Uma aposta de Videira foi premiada no concurso 3.055...

Pai de Karize pede por justiça na véspera do júri em Caçador

Na véspera do júri popular do acusado de matar...

Desmatamento ilegal é identificado no interior de Videira

Uma fiscalização identificou desmatamento ilegal no interior de Videira,...

Santa Catarina fica entre os três melhores estados no PISA 2025

Santa Catarina alcançou o terceiro melhor desempenho entre os...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...