Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Região deve voltar a contar com passeios turísticos de Maria Fumaça 

Parte principal no desenvolvimento da Guerra do Contestado, os trilhos ferroviários devem receber novamente passeios de trem já nas próximas semanas

Região deve voltar a contar com passeios turísticos de Maria Fumaça, com o retorno da máquina conhecida como 310 em Porto União. Após ficar por muitas décadas exposta ao ar livre na Praça Visconde de Nácar em União da Vitória–PR e depois na do Contestado, na vizinha catarinense, a máquina vem sendo recuperada. O projeto nasceu pelas mãos de um grupo de empresários, meses antes da pandemia da Covid-19.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Poucos meses antes do completo isolamento imposto pela doença, a máquina foi levada até uma oficina no Planalto Norte do Estado. Com o encarecimento do ferro, a Maria Fumaça 310 retornou desmontada para Porto União. Ao chegar na cidade, em um empenho de muitas mãos, foi levada até uma oficina local, onde foi reconstruída.

Publicidade

Após meses de trabalho, em novembro de 2022, ela retornou à sua casa de origem, a Estação Ferroviária União, em um primeiro teste. Logo em seguida, ela retornou ao Instituto Grunewald para receber os últimos reparos e o acompanhamento dos órgãos oficiais. Em uma entrevista concedida à época, Élio Weber, um dos responsáveis pelo projeto, detalhou a sua importância.

“A ferrovia representou o início e o desenvolvimento da nossa região. […] Essa máquina, a 310, ela é um símbolo para União da Vitória e Porto União

Veja também:

Caçadorenses percorrem o caminho de Santiago de Compostela

Guerra do Contestado: 112 anos da Batalha do Irani que iniciou o conflito

Segundo informações do Portal VVale, nesta que deve ser a última faze de testes, a máquina deve fazer o trajeto uma vez por semana. Logo após, segundo Weber, em 15 ou 20 dias, os órgãos competentes devem fazer a liberação para os passeios com passageiros.

Em um primeiro momento, o percurso se iniciará na Estação Ferroviária União, seguindo até a Estação de Engenheiro Eugenio de Mello. Nos próximos meses, a intenção é de que o percurso chegue até a comunidade de KM 13, local conhecido pelas belas cachoeiras.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio atinge residência no bairro Bom Jesus

Um incêndio atingiu uma residência na manhã deste domingo...

Quatro feridos em forte colisão no centro de Caçador

Quatro feridos em forte colisão no centro de Caçador...

PMRv apreende 270 kg de maconha em Água Doce

Na madrugada deste sábado (29), uma operação do Comando...

Padrasto é suspeito de estuprar bebê e aliciar enteada com Síndrome de Down

Padrasto é suspeito de estuprar bebê e aliciar enteada...

Duas pessoas morrem em colisão na BR-470

Duas pessoas morreram na manhã de sábado (29) após...

Mais Lidas da semana

Jovem ferida na SC-135 é identificada e segue em estado grave

A jovem que ficou gravemente ferida após uma colisão...

Chef renomado morre em acidente com caminhão na BR-116 em Santa Catarina

O chef de cozinha Jimmy Emerson da Silva, de...

Afogamento em Videira: saiba como foi o resgate e quem era a vítima

Em entrevista à equipe da RBV Rádios, o sargento...

Ladrão fica preso em porta giratória só de cueca

Ladrão fica preso em porta giratória só de cuecas...

Outros Tópicos Interessantes