SC tem média de 53 mortes violentas por mês

Foram 481 mortes entre janeiro a setembro deste ano, contra 523 no mesmo período de 2020.

Santa Catarina teve uma queda de 8% nos assassinatos durante os primeiros nove meses deste ano. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado na quinta-feira (18), foram 481 mortes entre janeiro e setembro, contra 523 no mesmo período de 2020. Por mês, a média é de 53 homicídios.

Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), o que inclui os feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em relação ao levantamento feito no primeiro semestre do ano, a queda é menor. Segundo o levantamento divulgado em agosto, os assassinatos no Estado haviam registrado redução de 13%.

Em 2021, o mês com mais mortes foi março, com 62 assassinatos. No ano passado, o destaque também foi para o terceiro mês do ano, que teve 79 mortes violentas.

 

 

 

 

Brasil

 

A queda dos assassinatos em Santa Catarina acompanha os dados nacionais. No país, houve queda de 4,7% nos assassinatos. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 30.954 mortes violentas, contra 32.471 nos mesmos meses de 2020. Ou seja, 1.517 a menos.

Apesar disso, uma reversão na curva nos últimos dois meses acende um alerta, segundo especialistas. Tanto em agosto como em setembro o número de crimes foi maior que no ano passado. E, com isso, mais de 1/3 dos estados registra um aumento nos assassinatos em 2021.

Foto: Divulgação

Fonte: G1

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias