Dia do Vinho Brasileiro estimula o consumo do produto local

Data marca a intenção de que os brasileiros consumam cada vez mais o vinho nacional

O Dia do Vinho Brasileiro estimula o consumo do produto local, que até alguns anos atrás era preterido em relação a vinhos internacionais. Comemorado anualmente no primeiro domingo do mês de junho, a data foi instituída em 2017, com a promulgação de um projeto de lei de 2008. O intuito da data é o de enaltecer o mercado brasileiro e instigar o consumo nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Atualmente, uma das preocupações em relação à produção de vinho nacional é em relação aos efeitos do clima sobre a produção vinícola. A combinação de falta de frio em 2023 com algumas situações climáticas fez com que a safra de uva 2023/2024 fosse duramente afetada.

Publicidade

Veja mais:

Um bom vinho é a escolha perfeita para o fim de semana 

Descaminho do Vinho: o crime cada vez mais comum em Santa Catarina

Para o enólogo da Epagri em Videira, Vinícius Calirai, o conjunto de fatores no ano passado contribuiu para uma quebra de safra. “Estima-se aí uma quebra de 60% da safra aqui na região sul”, explica.

“A gente veio aí de 2018 de uma safra boa, 19 uma safra boa. 2020 foi a safra das safras. 2021 foi ótima. 2022 foi uma safra mais ou menos. Agora essa de 2023 e 2024 que não foi grande coisa” 

Para o domingo, dia 02, o pedido é para que os catarinenses aproveitem a data para valorizar os rótulos nacionais. “Peço a todos que ajudem o vinho nacional, que valorizem o Dia Nacional do Vinho, abrindo um bom vinho brasileiro”, completa.

Dia do Vinho Brasileiro estimula o consumo do produto local; assista a reportagem

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara reconhece trajetória dos Destaque Caçadorenses

Caçador viveu uma noite marcada pela emoção, reconhecimento e...

Essência na Cozinha celebra dois anos com receita cheia de sabor

Desde 2024, o programa Essência na Cozinha vem conquistando...

Videira presta contas do 1º quadrimestre, em reunião na quarta-feira, 28

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria da...

Polícia Militar prende em flagrante assaltante em Caçador

A Polícia Militar de Caçador prendeu na tarde desta...

Estudantes atípicos de Caçador recebem abafadores

A partir de agora, as escolas da rede municipal...

Fim de semana será de chuva e frio em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por tempo instável,...

Operação em Timbó Grande investiga crime de apologia ao racismo

Na manhã desta sexta-feira (22), uma operação integrada entre...