Rádios RBV

Menu

Guia de Trânsito Animal: SC lança nova plataforma eletrônica de emissão  

A plataforma Conecta Cidasc visa facilitar o trabalho dos produtores rurais catarinenses com a emissão da e-GTA para bovinos, via internet, no celular ou tablet

Fonte:
Secom

O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), com o apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), lançaram, na terça-feira (07) a nova ferramenta que visa facilitar o trabalho dos produtores rurais catarinenses com a emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) para bovinos, via internet, no celular ou tablet, sem a necessidade de comparecer aos escritórios da Cidasc ou do Icasa. O lançamento ocorreu durante o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

A plataforma Conecta Cidasc foi desenvolvida a várias mãos dentro do escopo de evolução tecnológica em sistemas de monitoramento e evolução do status sanitário animal, patrimônio de Santa Catarina. A tecnologia é a porteira de entrada para a nova era do agronegócio. A transformação digital veio para levar mais praticidade às soluções do campo e oferecer serviços que ajudem o produtor e a agricultura catarinense a serem mais eficientes no dia a dia.

Guia de Trânsito Animal digital leva praticidade ao campo

De acordo com a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o ambiente tecnológico no setor agropecuário já é realidade. “As mudanças no agronegócio não afetam apenas os produtos, mas também o comportamento de todas as pessoas envolvidas no processo de produção, que passam a adotar hábitos cada vez mais pautados no meio digital. Assim é que a Cidasc vem se reinventando para prosperar com o novo agro e esse novo estilo de vida no campo. O Conecta é um aplicativo, ou seja, um programa de software desenvolvido para ser utilizado em dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets, que oferece facilidade e praticidade aos produtores rurais na emissão da e-GTA para bovinos. Em breve, novas funcionalidades serão entregues para complementar os benefícios oferecidos pela plataforma. O agro não corre atrás, o agro sai na frente”, ressalta Celles. 

- Publicidade -

O lançamento do Conecta Cidasc contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, da presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, e do conselheiro executivo do Icasa, Osvaldo Miotto Junior. Além disso, foi uma apresentação de como funcionará o sistema de emissão da Guia via plataforma. A Cidasc ficou à disposição dos produtores durante todo o evento, para ensinar a emitir a GTA pelo celular.

A plataforma

Foto: Secom

A proposta de lançar a plataforma Conecta Cidasc no 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) mostra que a Cidasc planeja, diariamente, soluções com foco no produtor rural. “Buscamos apoiar o agricultor com tecnologia, ações de educação sanitária, promoção da saúde única, bem como ações voltadas a garantir a sanidade e prosperidade das suas propriedades. Além disso, a Cidasc acredita na importância de estar ao lado do produtor, ajudando-o a conduzir seu plantel de forma saudável, rentável, sustentável e eficiente”, pontua a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Dessa forma, a iniciativa de desenvolver uma nova plataforma com interatividade e sem o produtor rural sair de casa, surgiu da necessidade de melhorias no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária (Sigen+) apontadas pela equipe técnica da Cidasc e apoiada pelo Icasa. “Sendo assim, o Conecta Cidasc veio para somar com as tecnologias já existentes. Esta parceria público-privada, realizada através de convênio entre o Icasa, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Cidasc, permite que o instituto possa desenvolver o projeto “Inova Defesa SC”, que gerou a plataforma Conecta, tem seu foco em manter um sistema de cadastro de propriedades e rastreabilidade dos animais em constante evolução”, afirma Osvaldo Miotto Junior.

Miotto explica que a disponibilização de ferramentas para atuação administrativa e técnica de campo para propriedades rurais, empreendimentos agroindustriais e casas agropecuárias é essencial no apoio das ações de defesa sanitária. “Esta é uma etapa importante do projeto por ser uma entrega aos produtores rurais, beneficiados pela possibilidade de emitir sua e-GTA acessando a plataforma Conecta. Nesse sentido, investir em novas ferramentas tecnológicas garante maior credibilidade e nos dá mais estrutura para sustentar nosso status sanitário diferenciado, referência em todo país. A sinergia entre Cidasc e Icasa é uma potência para SC”, reforça Osvaldo Miotto Junior.

Sobre a GTA

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento sanitário obrigatório para o transporte de animais vivos em Santa Catarina ou para outros estados. A GTA é gerenciada pela Cidasc e garante o controle sanitário dos rebanhos catarinenses. A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) n.º 19, de 03/05/2011, adota a e-GTA como documento oficial para movimentação de animais vivos, ovos férteis, assim como outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rua desmorona e caminhão quase cai sobre casa

Um caminhão de coleta de resíduos por pouco não...

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa a ter retorno de tempo firme

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Vara Regional de Garantias será instalada na próxima semana

O Poder Judiciário catarinense instalará, no dia 25 de...

Lapidando Talentos realiza apresentações culturais em Caçador

O Projeto Lapidando Talentos está realizando uma série de...

Polícia Civil prende homem por receptação e adulteração de veículos em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na quinta-feira...

Mais Lidas da semana

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Veículo capota e ninguém é encontrado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Julgamento de acusados da morte de policial tem data marcada

O júri popular de oito réus acusados de envolvimento...

Outros Tópicos Interessantes