Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Japão suspende importação de aves de Santa Catarina

Suspensão da compra de carne de aves e ovos por parte do Japão acontece após caso de Gripe Aviária em ave doméstica em Santa Catarina.

O Japão suspendeu temporariamente a compra de aves, carne de aves e ovos produzidos em Santa Catarina. A suspensão por parte do governo japonês aconteceu nesta segunda-feira (17) após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade em uma ave de fundo de quintal no município de Maracajá, no Sul de Santa Catarina.

Segundo ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi “informado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão – MAFF […] que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos do estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão”.

O documento diz ainda: “Informamos que o MAPA está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”.

Publicidade

A situação se repete, depois que no último dia 28 de junho, o país asiático anunciou embargo temporário após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no estado do Espírito Santo. 

Todavia, de acordo com os órgãos sanitários do Brasil, os casos de gripe aviária ainda não atingiram a criação de plantéis comerciais do país, e também não altera a condição do país como área livre da doença junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Como identificar e notificar possíveis casos de Influenza Aviária

A Cidasc alerta que casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados.

A comunicação pode ser feita através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET. Também pode acontecer diretamente em um escritório local da Cidasc; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

Alerta e recomendações

O Estado de Santa Catarina segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção.

Com isso, permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense.

Dessa forma, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves também continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Fonte:
RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Outros Tópicos Interessantes