Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Japão suspende importação de aves de Santa Catarina

Suspensão da compra de carne de aves e ovos por parte do Japão acontece após caso de Gripe Aviária em ave doméstica em Santa Catarina.

O Japão suspendeu temporariamente a compra de aves, carne de aves e ovos produzidos em Santa Catarina. A suspensão por parte do governo japonês aconteceu nesta segunda-feira (17) após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade em uma ave de fundo de quintal no município de Maracajá, no Sul de Santa Catarina.

Segundo ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi “informado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão – MAFF […] que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos do estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão”.

O documento diz ainda: “Informamos que o MAPA está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”.

Publicidade

A situação se repete, depois que no último dia 28 de junho, o país asiático anunciou embargo temporário após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no estado do Espírito Santo. 

Todavia, de acordo com os órgãos sanitários do Brasil, os casos de gripe aviária ainda não atingiram a criação de plantéis comerciais do país, e também não altera a condição do país como área livre da doença junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Como identificar e notificar possíveis casos de Influenza Aviária

A Cidasc alerta que casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados.

A comunicação pode ser feita através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET. Também pode acontecer diretamente em um escritório local da Cidasc; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

Alerta e recomendações

O Estado de Santa Catarina segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção.

Com isso, permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense.

Dessa forma, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves também continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Fonte:
RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador terá apresentação nas janelas do Museu

A Prefeitura de Caçador divulga a programação oficial do Natal 2025,...

Pavimentação avança na Linha Pedra Branca em Caçador

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Governador Jorginho Mello participa de evento no Meio-Oeste nesta sexta (28)

Nesta sexta-feira, 28 de novembro, o governador Jorginho Mello...

Previsão do tempo: quarta terá tempo firme e calor no Oeste

A quarta-feira (26) será marcada por tempo firme em...

Mais Lidas da semana

Chef renomado morre em acidente com caminhão na BR-116 em Santa Catarina

O chef de cozinha Jimmy Emerson da Silva, de...

Padrasto e mãe são presos após criança ser arremessada pela janela

Um casal foi preso no fim da tarde desta...

Adolescente desaparecido é encontrado morto em represa

Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto em...

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com carro na SC-355, em Videira

Na tarde de quarta-feira (19), por volta das 14h30,...

Outros Tópicos Interessantes