Mais um destaque para o mel catarinense. A Apicultura Tineli, sediada no município de Salto Veloso (SC), ficou em 2º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal de Mel 2024. O concurso foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O anúncio dos vencedores foi divulgado durante evento nesta quarta-feira, 11, na sede da CNA, em Brasília (DF). O evento também comemorou a 10ª edição do concurso de qualidade, reconhecimento e valorização do produtor.
A Tineli Apicultura concorreu na categoria mel escuro e ficou com 2º lugar. O produtor, Tiago Ricardo Tineli, e sua esposa, Maria Izabel Marangoni, estiveram em Brasília para acompanhar a premiação. “Estamos felizes e gratificados com esse reconhecimento. Entre mais de 200 amostras de todo o Brasil, nosso produto ficou em 2º lugar. É um orgulho não só para nossa empresa, mas para toda a apicultura do Meio-Oeste de Santa Catarina”.
Segundo Tiago, o mel finalista do concurso é originário do melato da bracatinga. “Temos 30 apiários distribuídos nos municípios de Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Treze Tílias, Videira e Água Doce. São 462 colmeias de onde coletamos de 3 a 5 toneladas de mel por ano. Esse mel é processado e embalado em Salto Veloso junto com a Associação dos Apicultores”, explica.
Veja também
Copercampos recebe licenças para construção da primeira indústria de etanol de SC
Essa é a primeira vez que a Tineli Apicultura participa do concurso nacional. A produção de mel, que está na família há gerações, recebe incentivo de entidades como Senar e Epagri.
Confira os resultados
Mel Claro
1º Lugar: Apicultura do Máximo (RS)
2º Lugar: Apiário Sul de Minas (MG)
3º Lugar: Apiário Três Coqueiros (SC)
4º Lugar: Apiário Cambará (RS)
5º Lugar: Apiário ApisBc (BA)
Mel Escuro
1º Lugar: Mel Pantaneiro (MS)
2º Lugar: Tineli Apicultura (SC)
3º Lugar: Apiário Rainha da Serra (SC)
4º Lugar: Apiário Venturin (PR)
5º Lugar: Apiário São José (CE)
Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Mel.
Autoridades destacam importância do prêmio
Na solenidade em Brasília, o presidente da CNA, João Martins, destacou a importância do prêmio para a cadeia produtiva do mel e para os produtores rurais.
“O Sistema CNA/Senar tem o compromisso de desenvolver ações para melhorar a vida do produtor rural brasileiro. Com essa intenção, criamos o Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais, para agregar valor aos produtos elaborados pelos pequenos e médios produtores”, disse.
A assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio CNA Brasil Artesanal, Fernanda Regina Silva, avaliou o reconhecimento do trabalho dos vencedores.
“Promover o evento, reconhecendo o trabalho o trabalho deles, é muito especial. Foram longo cinco meses da realização do maior concurso de méis do Brasil, onde analisamos 205 amostras com júri técnico, júri popular e avaliação da história do produto. Esses dez produtores estão aqui hoje estão fazendo a história da apicultura brasileira”, disse Fernanda.
Portal RBV nas redes sociais