Rádios RBV

Amarp avalia ações de 2023

O secretário executivo da Associação, Clovis Biscaro fala sobre os trabalhos realizados e as primeiras ações do próximo ano

Fonte:
Portal RBV

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) realizou diversos trabalhos durante o ano de 2023. Dessa forma, o secretário executivo, Clóvis Biscaro, faz uma avaliação sobre estas ações. “Tivemos um ano turbulento com relação às administrações municipais. Houve queda pouco queda de receita, sistema de novo governo, então foram feitas as devidas adaptações. Mas foi um ano onde os municípios fizeram a execução das suas obras. Não teve tanto recurso financeiro liberado pelo governo do Estado e pelo governo da União, porque é o primeiro ano de governo, mas de uma forma geral a Amarp exerceu todas as suas atividades”, enaltece

Clóvis salienta ainda que a Amarp estuda a implantação de um processo de terceirização dos serviços de engenharia. “Principalmente nas obras de pavimentação e nas obras de grande porte, como pontes que deverão ser feitas em cada município. Acompanhamos durante todo o ano de 2023 o Exame das Contas de Cada Prefeito. Sabemos que o Tribunal já terminou as análises dos 15 municípios da Amarp, sendo que 13 desses já têm contas aprovadas, que foram publicadas no Diário Oficial do Tribunal. Há dois municípios ainda pendentes, mas o parecer é pela aprovação”.

Atividades administrativas

Ele enaltece também que o andamento de todas as atividades administrativas foi de grande valia. “Fizemos cursos de aperfeiçoamento na área do controle interno, na área da contabilidade e o colegiado de educação teve um papel fundamental esse ano. Fizemos também colegiado de cultura. Houve a adaptação da Lei Paulo Gustavo e a Amarp patrocinou todos os projetos que foram feitos. Então a gente fez um trabalho muito bom com os colegiados. Além disso, o Movimento Econômico também foi um trabalho muito bem feito pela Amarp durante todo o ano”.

Por outro lado, a microrregião teve uma queda no índice de retorno de semestre de 1,9%. “A queda não é tão significativa, mas teve municípios que ganharam, outros que perderam. Então, de uma forma geral, foi muito bom o trabalho do Movimento Econômico feito aqui pela nossa associação. As atividades da Amarp, encerram na próxima sexta-feira (22), ao meio-dia. No dia 2 de janeiro toda a equipe volta às atividades”, explica.

Amarp 2024

O ciclo de reuniões do ano de 2024 inicia em fevereiro, com uma reunião extraordinária, que acontecerá em Arroio Trinta, onde haverá a escolha do novo presidente da Amarp. “O presidente da Associação e prefeito de Arroio Trinta, Alcidir Felchilcher, atendeu todas as reivindicações feitas pela FECAM. Nós vamos indicar agora, o prefeito vai fazer um ofício para o presidente Federação. Nós temos que indicar três nomes da Amarp para fazerem parte das diretorias da FECAM. De uma forma geral, fizemos tudo aquilo que havíamos programado. Sendo assim, nós combatemos o bom combate, conservamos a fé e fomos úteis para todos os municípios da nossa região”, completa.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Ibiam reforça coleta seletiva e organiza cronograma semanal

O município de Ibiam, no Meio-Oeste catarinense, conta agora...

SUS vai oferecer implante contraceptivo gratuito para mulheres

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS...

Marca turística reforça identidade de Tangará

O município de Tangará deu um passo importante na...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina mantém tempo firme

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Outros Tópicos Interessantes