Região

Amarp avalia ações de 2023

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) realizou diversos trabalhos durante o ano de 2023. Dessa forma, o secretário executivo, Clóvis Biscaro, faz uma avaliação sobre estas ações. “Tivemos um ano turbulento com relação às administrações municipais. Houve queda pouco queda de receita, sistema de novo governo, então foram feitas as devidas adaptações. Mas foi um ano onde os municípios fizeram a execução das suas obras. Não teve tanto recurso financeiro liberado pelo governo do Estado e pelo governo da União, porque é o primeiro ano de governo, mas de uma forma geral a Amarp exerceu todas as suas atividades”, enaltece

Clóvis salienta ainda que a Amarp estuda a implantação de um processo de terceirização dos serviços de engenharia. “Principalmente nas obras de pavimentação e nas obras de grande porte, como pontes que deverão ser feitas em cada município. Acompanhamos durante todo o ano de 2023 o Exame das Contas de Cada Prefeito. Sabemos que o Tribunal já terminou as análises dos 15 municípios da Amarp, sendo que 13 desses já têm contas aprovadas, que foram publicadas no Diário Oficial do Tribunal. Há dois municípios ainda pendentes, mas o parecer é pela aprovação”.

Atividades administrativas

Ele enaltece também que o andamento de todas as atividades administrativas foi de grande valia. “Fizemos cursos de aperfeiçoamento na área do controle interno, na área da contabilidade e o colegiado de educação teve um papel fundamental esse ano. Fizemos também colegiado de cultura. Houve a adaptação da Lei Paulo Gustavo e a Amarp patrocinou todos os projetos que foram feitos. Então a gente fez um trabalho muito bom com os colegiados. Além disso, o Movimento Econômico também foi um trabalho muito bem feito pela Amarp durante todo o ano”.

Por outro lado, a microrregião teve uma queda no índice de retorno de semestre de 1,9%. “A queda não é tão significativa, mas teve municípios que ganharam, outros que perderam. Então, de uma forma geral, foi muito bom o trabalho do Movimento Econômico feito aqui pela nossa associação. As atividades da Amarp, encerram na próxima sexta-feira (22), ao meio-dia. No dia 2 de janeiro toda a equipe volta às atividades”, explica.

Amarp 2024

O ciclo de reuniões do ano de 2024 inicia em fevereiro, com uma reunião extraordinária, que acontecerá em Arroio Trinta, onde haverá a escolha do novo presidente da Amarp. “O presidente da Associação e prefeito de Arroio Trinta, Alcidir Felchilcher, atendeu todas as reivindicações feitas pela FECAM. Nós vamos indicar agora, o prefeito vai fazer um ofício para o presidente Federação. Nós temos que indicar três nomes da Amarp para fazerem parte das diretorias da FECAM. De uma forma geral, fizemos tudo aquilo que havíamos programado. Sendo assim, nós combatemos o bom combate, conservamos a fé e fomos úteis para todos os municípios da nossa região”, completa.

Alessandro

Recent Posts

Sebrae/SC impulsiona agroindústria em 44 municípios

O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o projeto Fortalecimento da Agroindustrialização Regional. A…

15 minutos ago

Suas Ixoras estão perdendo flores? Estes são os 5 erros mais comuns

As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas, que podem durar boa parte do…

21 minutos ago

6 motivos para usar bicarbonato de sódio nas suas plantinhas

Quando o assunto é jardinagem, o segredo muitas vezes está nos detalhes — ou melhor,…

22 minutos ago

Carelli assina ordem de serviço para obras na Rua João Contini

A Rua João Contini, localizada no bairro Alvorada, passará por obras para implantação de um…

1 hora ago

Frente fria traz queda nas temperaturas e geada para SC

Santa Catarina experimenta a chegada do outono com um leve recuo nas temperaturas, marcando o…

2 horas ago

This website uses cookies.