Rádios RBV

App turístico é desenvolvido no Meio-Oeste catarinense

O desenvolvimento do app partiu de uma necessidade de modernização da Rota da Amizade e que hoje conta com o apoio de empresários e a parceria com o IFC Videira

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

O desenvolvimento do app turístico para a região do Meio-Oeste é uma parceria do campus de Videira do Instituto Federal Catarinense – IFC em parceria com a Rota da Amizade. A intenção do projeto, que foi apresentado na última semana, é de auxiliar os turistas que desejam conhecer a região.

Yuri Piccoli, presidente da Rota da Amizade, afirmou que o projeto vem de encontro a ideia de deixar a instituição cada vez mais digital e acessível. “São 20 anos semeando o turismo, mas como tudo é preciso se adequar, é preciso entrar na tecnologia digital. […] Esse trabalho que nós estamos fazendo agora é apresentar […] o que nós temos de bom”.

O novo app deve entrar em funcionamento já nos próximos meses, enquanto isso, tanto IFC, quanto a Rota da Amizade, seguem organizando os últimos detalhes do projeto.”Ele passa do sonho, para ser uma construção como projeto, graças a união de esforços da Rota da amizade, com seus parceiros, empresários e o IFC”, afirmou Piccoli.

Reportagem exibida na edição de 09/10 do RBV Notícias

Trazida por Piccoli, as parcerias são peças fundamentais para o desenvolvimento do app. O empresário fraiburguense, Ramon Lacowicz, afirmou que o turismo é sempre uma saída para o desenvolvimento econômico. Ele lembra que é através desse modal de indústria, que se traz um desenvolvimento mais rápido, com menos investimento. “Quando a gente olha também a questão da fábrica de software do IFC, junto do turismo, juntou duas coisas que a gente gosta muito, que é tecnologia […] e o turismo”.

App turístico é desenvolvido no Meio-Oeste catarinense

O Instituto Federal Catarinense – IFC, está sendo peça fundamental para o desenvolvimento do trabalho, haja vista que é dele o conhecimento tecnológico. Porém, no primeiro encontro entre representantes, o não foi a primeira resposta, como explica Angelita Zanella. 

Professora do campus de Videira da instituição, Angelita afirmou que o “não”, deu-se pela falta de condições necessárias para tal trabalho, no IFC. “O primeiro desafio era criar um ambiente necessário para a gente pudesse construir esse e outros aplicativos, desenvolvendo um projeto de extensão”. 

Desafios superados, o programa de extensão “Fábrica de Software”, começou a ganhar corpo, inclusive com a chegada de mais um professor do campus. Fabricio Bizotto, ficou responsável por auxiliar os alunos no desenvolvimento do app.

“Essa integração entre a comunidade e os alunos, ela é fundamental para que nossos alunos possam crescer de maneira contínua”, afirma Bizotto. O professor afirma, que a ideia é entregar até o final deste ano, o projeto da maneira mais intuitiva e funcional possível.

Veja mais notícias sobre turismo do Meio-Oeste

Projetos da cultura e educação de Videira são reconhecidos como boas práticas

Tirol brasileiro entra em festa com a Tirolerfest 2023

Por trás das centenas de milhares de códigos e números estão dois alunos. Matheus Souza e Maicon de Oliveira, são os rostos no desenvolvimento do app da Rota da Amizade. Souza afirma que a expectativa é de que esse seja apenas o primeiro passo dentro do projeto de extensão. Ele já projeta a perspectiva, de que num futuro próximo, mais alunos possam se fazer presentes. 

Colega de desenvolvimento, Maicon de Oliveira, foi o primeiro aluno a ter contato com a intenção de desenvolver o app. Ele afirma que se sente feliz em ver um projeto como esse ganhar corpo. “Isso é um estímulo muito grande para a gente desenvolver e dar cada vez mais da gente”, completa.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Homem é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio em Caçador

Um homem de 32 anos foi condenado pelo Tribunal...

Tangará prepara ações de infraestrutura para o turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará...

Mãe faz faculdade após os 40 anos para desvendar o autismo do filho

Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o...

Campanha contra a gripe em Videira inicia na segunda-feira (07)

A partir de segunda-feira, dia 7 de abril, Videira...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

Outros Tópicos Interessantes