Rádios RBV

Menu

Chuvas causam alagamentos em municípios da região

No Meio-Oeste, municípios já sentem os efeitos do grande volume de chuvas

Fonte:
RBV Notícias

Conforme previsão da Defesa Civil, as chuvas desta quarta-feira (04) causaram alagamentos em diversos municípios da região Meio-Oeste. Em Ibiam, por volta das 6h30 desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender famílias ilhadas. A chuva que caiu durante a madrugada acumulou em torno de 130 mm em menos de 12 horas e causou alagamentos na cidade . O volume de dois rios que se encontram na cidade subiu 2 metros e algumas famílias tiveram que ser realojadas com auxílio dos bombeiros. Além disso, um homem foi resgatado após ficar preso em uma árvore ao ser arrastado pela enxurrada.

No município de Tangará, já havia sido registrado 126 mm de chuva nas últimas 12 horas. Na linha Leãozinho, no interior, houve um desmoronamento que interditou parcialmente a estrada e quase atingiu uma residência.

Há registro ainda de alguns locais alagados também no município de Erval Velho. Conforme informações levantadas pelo Portal Eder Luiz, a situação é considerada crítica no município, pois a chuva não para. No centro, o único acesso para chegar ao outro lado da cidade está praticamente interditado pois a água já tomou a via. Bombeiros estão atentos e buscam por um barco para ajudar pessoas ilhadas.

- Publicidade -

Em Curitibanos, os bombeiros prestaram atendimento na rua Luis Embraim Duarte, bairro Nova Alvorada ,onde duas casas foram totalmente alagadas. Na rua Nicanor dos Santos, bairro Nossa Senhora Aparecida, cinco residências foram atingidas.

O bairro Vila Salete, em Fraiburgo, já sente os efeitos, com o alagamento da rua 1° de Janeiro. De acordo com informações da Rádio Fraiburgo, até às 08h, a Defesa Civil registrou 55mm de chuva.

O Ortfrai está sinalizando o trânsito, mas mesmo assim, alguns motoristas se arriscam e passam por áreas alagadas. Para os moradores do bairro São Miguel, o desvio acontece no caminho alternativo que liga até o bairro Portal. Nesse trajeto, não há pontos de alagamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Videira, Luiz Gabriel Fianco, a expectativa é que, até o final do dia, sejam registrados de 80 a 100 mm de chuva. A Prefeitura comunicou que, em função das chuvas, a via de acesso a São José, no interior, está interditada no local onde iniciaram as obras de pavimentação da estrada principal. Como opção de rota, a Defesa Civil solicita que seja utilizada a estrada de Santa Bárbara.

Cuidados com a energia elétrica

Para evitar qualquer tipo de acidente com energia elétrica, o Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas sobre como agir em relação à energia elétrica nas áreas alagadas.
• Primeiro, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral), mas caso o medidor também corra risco de ser atingido pela água, ligue para a nossa Central de Atendimento 0800 091 0196 e peça o desligamento no ramal de serviço.
• Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe os equipamentos eletrônicos fora do alcance da água. Ao perceber sinais de alagamento, retire os equipamentos elétricos da tomada e procure um lugar seco para se abrigar.
• Evite a circulação de embarcações em locais onde o nível de rios, lagos e lagoas está acima do normal. O contado acidental de varas, remo, ou mesmo da embarcação com a rede elétrica pode causar graves acidentes.
• Mesmo que a rede elétrica local seja desligada, deve se evitar subir em postes ou torres para se proteger da inundação, pois estes locais podem ainda estar energizados e causar graves acidentes.

Quando acionar ajuda

Em períodos de chuvas persistentes em que o cidadão estiver em uma área de risco, local de difícil acesso ou impossibilitado de se locomover, o acionamento deve ser feito para o corpo de bombeiros pelo 193, órgão responsável pelo atendimento aos atingidos com foco, principalmente, em situações de busca e resgate.

Quando se sentir inseguro em relação a possíveis enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra ou estiver exposto a uma situação de risco, o cidadão deve acionar a Defesa Civil de Santa Catarina pelo telefone 199, órgão responsável pelas ações de monitoramento e de prevenção relacionadas a desastres.

Estar atento às previsões do tempo e às informações divulgadas nos noticiários e canais oficiais da Defesa Civil do estado também é indicado. Além disso, a população pode receber avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da localidade que deseja receber, via SMS, para o número 40199 e seu telefone estará apto para receber as informações dos avisos e alertas.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é preso por queimar esposa e sogra e agredir cunhada

Um homem de 31 anos foi preso em Concórdia,...

Deputado Federal Pedro Uczai anuncia R$ 500 mil reais para Maice

Na quinta-feira (21), o deputado federal Pedro Uczai anuncia...

Núcleo Videira de Arquitetura, Engenharia e Design lança novo site

O Núcleo de Videira – Arquitetura, Engenharia e Design...

RBV Notícias – 22/11/2024 – Edição 1170

Empresa Master Agropecuária de Videira assume novo patamar de...

Rádio Videira lança novidades na programação na próxima segunda-feira

Rádio Videira lança novidades na programação na próxima segunda-feira,...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes