Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Escolas estaduais elegem novos diretores

Na Regional de Caçador foram oito instituições que atingiram o número de votantes e outras sete terão indicações políticas

As Regionais de Educação de Santa Catarina promoveram entre o domingo e a segunda-feira, dias 3 e 4 de dezembro, as eleições para os novos diretores das escolas estaduais para a gestão 2024/27. Na regional de Caçador foram 15 instituições de ensino envolvidas, sendo que oito escolheram seus novos gestores e sete não atingiram o coro eleitoral.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Tinham direito a voto os alunos matriculados e com frequência, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, todos os pais mesmo com filhos estudando abaixo do 6º ano, além de colaboradores (professores e demais servidores), menos os terceirizados.

Publicidade

A membro da Comissão Regional Eleitoral, Marcele Guzela, explica que a eleição é válida se a escola atingir o coro de 50% em cada um dos três segmentos votantes, ou seja, alunos, pais e colaboradores. O segmento de pais ficou abaixo deste índice nestas setes escolas que não tiveram as eleições validadas, e para Marcele isso é uma questão cultural que pode ser avaliada.

Veja também

Cobalchini quer ampliação do bolsa poupança do ensino médio

Cidade da Criança: Prefeitura antecipa reabertura devido à previsão de chuvas

Rodovia SC-135 está liberada para o trânsito

“Existe uma movimentação para que este índice baixe para 30% de participação do segmento de pais para validar as eleições, mas por enquanto isso não é oficial e é preciso se basear no que preconiza o edital. Sendo assim, ficamos com setes escolas estaduais que terão seus diretores escolhidos por indicação política”, explica.

Mesmo assim a Regional de Educação de Caçador teve em 13 escolas a participação de 30% dos pais durante a votação, o que para Marcele é positivo. “É a terça parte da comunidade de pais, ou seja, se estivesse valendo a proposta de 30% teríamos diretores eleitos em 13 unidades. Então avaliamos sim como positiva a participação geral da comunidade escolar na região”, comenta.

As escolas que não tiveram validadas as eleições para direção foram Ceja, Wanda Krieger Gomes, Irmão Léo, Dom Orlando Dotti e Domingos da Costa Franco, todas em Caçador, e ainda duas de Lebon Régis, sendo Escola Santa Terezinha e Frei Caneca.

Confira os diretores eleitos na regional

Caçador

Escola Paulo Schieffler – Paula Tessaro

Escola Thomaz Padilha – Cleber Anderson de Mattos

Escola João Santo Damo – Elza Alves Proença Maffioletti

Escola Graciosa Copetti Pereira – Priscila Nelita Gomes Ribeiro

Calmon

Escola Calmon – Marcelo De Wergenes

Matos Costa

Escola Dom Daniel Hostin – Mariana Budin

Rio das Antas

Escola Santos Anjos – Silvia Barzotto de Oliveira

Timbó Grande

Escola Machado de Assis – Márcia de Souza Maguerroski

Fonte:
Redação/PortalRBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina

Uma medida da Anvisa (Resolução 32/2026), publicada nesta quarta-feira (7/1), determinou a proibição...

Sexta-feira terá calor, temporais e vento forte em Santa Catarina

A sexta-feira (09) será marcada por mudança no tempo...

Trabalhador sofre descarga elétrica durante serviço na SC-135

Um acidente de trabalho com lesões corporais mobilizou o...

Lewandowski entrega carta de demissão e deixa o Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski,...

Mais Lidas da semana

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de R$ 181 milhões

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de...

Outros Tópicos Interessantes