Rádios RBV

Menu

Porto União decreta estado de emergência nesta quinta

O município junto da Cidade Irmã, União da Vitória, vem sendo castigados pelas águas do Rio Iguaçu

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

Porto União, localizada na divida do Planalto Norte e o Meio-Oeste, decretou estado de emergência nesta quinta-feira, 12 de outubro. O município, banhado pelas águas do Rio Iguaçu, vem sendo atingido por fortes chuvas desde as primeiras horas da manhã de hoje.

Banhada pelas águas do Rio Iguaçu e também do Rio Pintado, o município aguardava um recuo das águas. Algumas ruas já haviam sido atingidas pelas águas, no início desta semana. Naquele momento o Rio Iguaçu mantinha-se na casa dos 6 metros.

Porém com as chuvas que caíram durante esta madrugada, o Iguaçu já chega a casa dos 7 metros. O que fez com que a Prefeitura decreta-se Estado de Emergência. A quantidade de água foi tanta, que até um ginásio que servia de abrigo para os desalojados foi atingido.

- Publicidade -

Porto União decreta estado de emergência nesta quinta

DECRETO Nº 1.825, de 12 de outubro de 2023.

Declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas por Chuvas Intensas – (COBRADE- 1.3.2.1.4) conforme da Portaria nº 260/MDR/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO, Estado de Santa Catarina, usando da competência privativa que lhe confere o inciso XVII, do artigo 64 da Lei Orgânica do Município, e pelo Inciso VI, do artigo 8º, da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012,

CONSIDERANDO as chuvas torrenciais que estão acometendo o Município, elevando o nível do Rio Iguaçu à marca de 6,52m, com previsão estimada para as próximas 24 horas em 8,01m ocasionando inundação, alagamentos, deslizamentos de terras e o deslocamento de moradores urbanos e rurais residentes em áreas de risco, conforme FIDE – Formulário de Informação de Desastre;

CONSIDERANDO que as precipitações intensas ocorridas extrapolaram a capacidade de escoamento do Rio Iguaçu, bem como do sistema de drenagem urbana, tendo como consequência o acúmulo de águas em vias públicas, residências particulares e infraestruturas públicas;

CONSIDERANDO a fundamentação deste ato, com o detalhamento do desastre, consta em parecer da Defesa Civil de Porto União a recomendação à declaração da situação de anormalidade conforme o disposto na Portaria MDR nº 260, de 02 de fevereiro de 2022,

DECRETA:

Art. 1º Fica declarada Situação de Emergência nas áreas do Município contidas no Formulário de Informações de Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como CHUVAS INTENSAS – COBRADE – 1.3.2.1.4, conformeanexo daPortaria nº 260/MDR/2022.

Art. 2º Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Município, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de normalidade.

Art. 3º Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil do Município.

Art. 4º De acordo com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, autoriza-se as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a:

I penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação;

II usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.

 Art. 5º Com fulcro na Lei Geral de Licitações, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias) consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.

 Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua assinatura, condicionada sua validade à publicação no DOM/SC, devendo viger pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Porto União (SC), 12 de outubro de 2023.

ELISEU MIBACH

Prefeito Municipal

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Exames laboratoriais auxiliam a detecção de infecções respiratórias

Exames laboratorias para detecção de infecções respiratórias, como a...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável em todas as regiões

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Polícia Civil de Lebon Régis prende acusado de diversos furtos

A Polícia Civil de Lebon Régis cumpriu mandado de...

Igreja Matriz de Videira passa por restauração da pintura externa

A Igreja Matriz Imaculada Conceição de Videira está passando...

Ladrão furta casa de carnes durante a madrugada em Herval d´Oeste

Um indivíduo furtou dinheiro do caixa e um aparelho...

Mais Lidas da semana

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Veículo capota e ninguém é encontrado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador foi acionado...

Morre a vereadora de Herval d’Oeste, Ivanete Campana

Morreu nesta segunda-feira, 16 de setembro, aos 56 anos,...

Outros Tópicos Interessantes