Rádios RBV

Menu

Queda de energia atinge todo o País nesta manhã

Saiba qual foi o problema que causou o apagão nacional e deixou mais de 500 mil unidades consumidoras sem luz em Santa Catarina

Fonte:
ND Mais e Eixo Político

Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.

Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.

O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.

Principais cidades afetadas pelo apagão nesta manhã

Entenda a causa do apagão

A Celesc informou ao portal ND+ que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional.

Ministério de Minas e Energia divulga nota

Ministério de Minas e Energia se manifesta sobre o apagão que atingiu diversos estados e o DF na manhã desta terça. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, afirmou.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Justiça absolve mãe acusada de agredir filha em Tangará

A Justiça absolveu uma mãe acusada de agredir a...

Motorista é encontrado morto dentro de carreta em Santa Cecília

Um homem de 56 anos foi encontrado morto na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Comércio terá horário estendido nos próximos dois sábados

A CDL Caçador promove neste mês duas edições do...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha segue em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que...

Outros Tópicos Interessantes