Rádios RBV

Menu

Região deve voltar a contar com passeios turísticos de Maria Fumaça 

Parte principal no desenvolvimento da Guerra do Contestado, os trilhos ferroviários devem receber novamente passeios de trem já nas próximas semanas

Região deve voltar a contar com passeios turísticos de Maria Fumaça, com o retorno da máquina conhecida como 310 em Porto União. Após ficar por muitas décadas exposta ao ar livre na Praça Visconde de Nácar em União da Vitória–PR e depois na do Contestado, na vizinha catarinense, a máquina vem sendo recuperada. O projeto nasceu pelas mãos de um grupo de empresários, meses antes da pandemia da Covid-19.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Poucos meses antes do completo isolamento imposto pela doença, a máquina foi levada até uma oficina no Planalto Norte do Estado. Com o encarecimento do ferro, a Maria Fumaça 310 retornou desmontada para Porto União. Ao chegar na cidade, em um empenho de muitas mãos, foi levada até uma oficina local, onde foi reconstruída.

Após meses de trabalho, em novembro de 2022, ela retornou à sua casa de origem, a Estação Ferroviária União, em um primeiro teste. Logo em seguida, ela retornou ao Instituto Grunewald para receber os últimos reparos e o acompanhamento dos órgãos oficiais. Em uma entrevista concedida à época, Élio Weber, um dos responsáveis pelo projeto, detalhou a sua importância.

“A ferrovia representou o início e o desenvolvimento da nossa região. […] Essa máquina, a 310, ela é um símbolo para União da Vitória e Porto União

Veja também:

Caçadorenses percorrem o caminho de Santiago de Compostela

Guerra do Contestado: 112 anos da Batalha do Irani que iniciou o conflito

Segundo informações do Portal VVale, nesta que deve ser a última faze de testes, a máquina deve fazer o trajeto uma vez por semana. Logo após, segundo Weber, em 15 ou 20 dias, os órgãos competentes devem fazer a liberação para os passeios com passageiros.

Em um primeiro momento, o percurso se iniciará na Estação Ferroviária União, seguindo até a Estação de Engenheiro Eugenio de Mello. Nos próximos meses, a intenção é de que o percurso chegue até a comunidade de KM 13, local conhecido pelas belas cachoeiras.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador Futsal vence Catanduvas fora de casa

O Caçador Futsal/SMEL conquistou mais uma vitória importante pela...

Chuva eleva nível dos rios no Meio-Oeste de SC

O final de semana foi marcado por chuvas intensas...

Chuva intensa causa interdições e transtornos em rodovias de SC

Santa Catarina enfrenta grandes impactos no trânsito rodoviário devido...

Mulher é baleada na cabeça no interior de Calmon

A Polícia Militar foi acionada via Copom para atender...

Morador de Videira passa mal ao inalar fumaça

Na manhã deste domingo (24), por volta das 10h,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com maior nebulosidade e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Corpo encontrado no Rio do Peixe em Tangará é identificado

O corpo localizado, no sábado (16), nas águas do...

Ventos de mais de 100 km/h devem atingir SC a partir de terça

A formação de um ciclone extratropical no Oceano Pacífico,...

Celesc terá reajuste de 13,53% na conta de luz a partir de 22 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) oficializou, na...

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Outros Tópicos Interessantes