O sistema antigranizo está ligado em Caçador e região. As informações foram repassadas pelo vereador Jean Carlo Ribeiro. Na segunda-feira dia 25 de setembro Caçador passou por alguns minutos com grande quantidade de chuva acompanhada de pedras de granizo, no início da tarde. Isso novamente acendeu o alerta para saber como está a situação dos geradores de antigranizo instalados no município.
De acordo com Jean, todos os 30 equipamentos que protegem o perímetro urbano e interior de Caçador estão ligados e seguem durante todos os meses com mais intensidade de chuvas. As pedras da semana passada caíram grandes, mas conforme o vereador, se não fosse o sistema antigranizo elas seriam maiores ainda. O problema é que nem todos estavam ligados naquele momento em outro município, mas agora o contrato com a empresa já foi firmado e o Governo do Estado já passou os recursos para o custeio dos municípios da região.
Veja também
Chuva volumosa pode causar enchente no Meio-Oeste catarinense
Municípios em alerta devido à previsão de chuva volumosa
Feira do Produtor Rural passa a funcionar também nas sextas-feiras
Jean Carlo ressalta o repasse dos recursos e lamenta que comunidades como o Cerro Azul novamente tenham sido atingidos, prejudicando principalmente lavouras. “Chegaram recursos na ordem de R$ 1,2 milhão para a cobertura da região. Lamento que a comunidade do Cerro Azul foi atingida novamente e isso comprova a importância dos geradores estarem em pleno funcionamento. Já destinei uma emenda parlamentar de R$ 60 mil para que aquela comunidade possua mais um gerador, assim como existem outros pontos que precisam ser reforçados no interior caçadorense”.
O vereador comenta que entre outubro e novembro uma nova audiência deverá aconteceru com o governador Jorginho Mello, com objetivo de que o Governo do Estado assuma 100% dos geradores que protegem os municípios catarinenses.
“Também estivemos em Brasília junto a Defesa Civil na busca de parcerias, pois é preciso levar o pleito ao Governo do Estado mas também levar soluções, que podem ser com repasses de verbas federais, através de senadores e deputados federais, assim como deputados estaduais, para que destinem recursos ao setor da Agricultura e assim possamos proteger os municípios. Estamos trabalhando a estadualização do sistema antigranizo para que a cobertura chegue a todos os municípios”, define Jean Carlo Ribeiro.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: