A vinícola Longa Vida, de Pinheiro Preto, participou do 1º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil, realizado entre os dias 1 e 3 de agosto, em Jundiaí/SP. Foram apresentadas na competição amostras de seis vinhos de mesa. Cinco delas foram premiadas, sendo quatro com a medalha de ouro e uma com a de prata, estando assim, entre os melhores vinhos do Brasil.
O evento tem como objetivo destacar diante do mercado brasileiro a importância e a alta qualidade alimentar dos vinhos mais consumidos. Além disso, visa desmistificar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas não oferecem qualidade, boas características organolépticas e benefícios à saúde, quando ingeridos moderadamente.
O enólogo Jean Bortholotto comenta a respeito da participação e premiação:
Sobre o concurso:
O Brasil é, ao lado dos EUA, um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Mesmo sendo os mais consumidos pelos brasileiros, estes produtos têm sido tratados como secundários. Os vinhos de mesa também representam com muito mais intensidade a identidade vinícola brasileira, e as tradições dos imigrantes europeus que aqui se aclimataram. São a maior parte do faturamento de milhares de famílias de agricultores, e de empresas de pequeno, médio e grande portes.
O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa surge para mostrar ao mercado brasileiro o salto de qualidade que esse produto vem dando, através de intenso investimento por parte de seus produtores nos processos de produção e no produto final.
No formato de um concurso profissional, seguindo regras internacionais de degustação, foram colocados durante três dias os vinhos à prova, por um corpo de jurados de profissionais gabaritados, muitos deles reconhecidos nacionalmente e internacionalmente pelos seus conhecimentos técnicos. Os resultados foram divulgados por meio de uma live no YouTube.