Rio das Antas

Técnicos e produtores de leite debatem os desafios do setor

Uma reunião técnica, realizada no município de Rio das Antas, reuniu produtores de leite para discutir demandas e explorar soluções para fortalecer o setor. 

O encontro, que contou com a participação de diversos atores-chave, incluindo representantes de cooperativas, produtores, Epagri, SENAR, SEBRAE, CIDASC e técnicos da prefeitura, teve como objetivo principal identificar desafios enfrentados pelos produtores locais e apresentar estratégias para impulsionar a produção de leite na região.

Enio Parmeggiani, analista técnico do SEBRAE, destacou a importância de entender a realidade de Rio das Antas e oferecer soluções adaptadas às necessidades dos empreendedores rurais. 

“Procuramos compreender a complexidade da cadeia produtiva de leite rioantense e disponibilizar soluções que abordem questões como sanidade, qualidade e diferenciação do produto, incluindo a produção de leite A2-A2 e a utilização de modelagem genômica das propriedades rurais”, explicou Parmeggiani.

A parceria entre o SEBRAE, a administração municipal e outros parceiros tem sido fundamental para impulsionar iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor leiteiro em Rio das Antas, como destacou o prefeito em exercício Selmir Bodaneze. 

“Valorizar os produtores de leite é essencial para fortalecer essa importante cadeia produtiva que tanto orgulha nosso município. Estamos comprometidos em ouvir as demandas dos produtores e buscar soluções que contribuam para o seu crescimento e para o desenvolvimento da região”, ressaltou o prefeito.

Um dos aspectos fundamentais discutidos durante a reunião foi a importância das certificações de sanidade animal, como a certificação contra tuberculose e brucelose. 

Veja também

Linha de crédito aos produtores de leite chega a R$ 707 milhões

Produtores de leite em Rio das Antas debatem a cadeia produtiva

Propriedades certificadas, como a do Sr. Oscar Zanotto, garantem a qualidade e a segurança do leite produzido, agregando valor ao produto e contribuindo para a saúde da comunidade. 

Zanotto enfatizou os benefícios dessa certificação, tanto para os produtores quanto para os consumidores. “Se o rebanho está saudável e certificado, isso garante um produto de qualidade que beneficia a todos, desde a empresa até o consumidor final. Além disso, a certificação impulsiona melhorias dentro da propriedade, aumentando gradualmente a qualidade e a produtividade”, afirmou o produtor.

Luiz Felipe Bratti, gestor regional da CIDASC, ressaltou a importância das certificações para o Estado de Santa Catarina e para os produtores locais. 

Santa Catarina possui diversas certificações, como a de Livre de febre afetosa sem vacinação, conquistada em 2007, sendo o primeiro estado do Brasil a conquistá-la e ganhando assim o reconhecimento internacional. Com os anos Santa Catarina vem galgando degraus em busca de certificações e principalmente a manutenção, porque não basta somente conseguir o certificado, nós temos que manter essa certificação para o fortalecimento do setor leiteiro e para o bem-estar da população”, concluiu Bratti.

O próximo passo é o acompanhamento da Prefeitura de Rio das Antas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da manifestação de interesse dos produtores para a implantação técnicas e discussões apresentadas na reunião para o impulso e o desenvolvimento sustentável da produção de leite em Rio das Antas

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Homem é encontrado morto sob ponte no centro de Videira

Um homem foi encontrado sem vida no final da tarde deste sábado (5), sob a…

12 horas ago

Avião faz pouso forçado em meio a carros e caminhões na BR-101

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na BR-101 em Garuva, no Norte de…

17 horas ago

SC registra a primeira temperatura negativa do ano

Urupema, município da Serra de Santa Catarina, que chega a registrar média de 50 geadas…

19 horas ago

Taxista de Fraiburgo e passageira morrem em grave acidente

Um trágico acidente resultou na morte de duas pessoas. O taxista Lucas Alex Benetti, de…

21 horas ago

Retaliação da China aos EUA pode fazer agro brasileiro vender mais

A retaliação da China ao tarifaço dos Estados Unidos pode ser uma oportunidade para o…

21 horas ago

This website uses cookies.