Rádios RBV

Menu

Rotary Club Caçador completa 75 anos

Evento na sexta-feira teve homenagens a ex-presidentes e o lançamento de livro que conta a trajetória do clube de serviço

Fonte:
Redação/PortalRBV

O Rotary Club Caçador completa 75 anos e comemora a data na presença de autoridades rotarianas e do município. O evento ocorreu na noite de sexta-feira, 27 de outubro, com homenagens aos ex-presidentes e ainda o lançamento de um livro resgatando a história deste primeiro clube de serviço instalado em Caçador, produzido pelos rotarianos Nilson Thomé (in memoria) e a professora Ruth Goulart.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A instalação oficial do Rotary Club de Caçador aconteceu na quarta reunião preparatória, essa de cunho festivo, com a presença das esposas dos sócios, autoridades municipais e convidados, realizada no dia 27 de setembro de 1948, no Clube Ipiranga, com sede na Rua José Boiteux. Foram empossados 35 rotarianos.

- Publicidade -

O Rotary Club de Caçador ingressou, na segunda metade do século XX, como uma das mais fortes e sólidas instituições da vida do Município de Caçador, como entidade representativa das forças-vivas das lideranças da comunidade, sempre sob o ideal de servir. São incontáveis as suas atividades como clube de serviço, organização comunitária e associação de companheirismo, ao longo destes sessenta e cinco anos.

Veja também

Pesquisadora da Epagri de Caçador é homenageada na Alesc

Motorista tomba caminhão e abandona veículo na SC-350

5º Recital de Poesias acontece nesta segunda-feira na Uniarp

De primeiro clube de serviço instalado em Caçador, aos 75 anos projeta-se um futuro de compromisso, comprometimento e companheirismo.

Histórico enviado pelo clube

No dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com amigos em seu escritório na cidade de Chicago (EUA) para reavivar o espírito de amizade entre profissionais, foi fundado o primeiro Rotary Club. Inicialmente, formado   por   razões   de   companheirismo, o   primeiro   clube rapidamente evoluiu, fazendo   com   que   entidades   congêneres   surgissem   em   outras cidades, todas passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. Ele foi denominado “Rotary”, já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo, cada vez no escritório de um deles.

Os clubes norte-americanos se uniram para criar a inicial Associação Nacional de Rotary Clubs, esta que,  ao  expandir-se  para  o  Canadá,  tornou-se  Associação Internacional (RI).

Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo.

O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.

A história do Rotary no Brasil inicia em 1921, quando realizou-se uma primeira reunião no Rio de Janeiro, com interessados em fundar um clube do gênero na então capital federal, mas a iniciativa não teve seguimento. Um ano depois, quando das comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, renasceu a ideia para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro, concretizada a 15 de dezembro de 1922, quando dezesseis sócios fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.

Nas décadas de 1920, 30 e 40 o estopim aceso em 1922 alcançou as principais regiões   brasileiras, com   a   roda   denteada   explodindo   entre   os   profissionais   liberais, autônomos, empresários e trabalhadores que, em cada cidade, sentiam a necessidade de se organizarem numa associação que valorizasse a profissão e possibilitasse o exercício do companheirismo, a par da missão de servir aos mais necessitados.

O país foi dividido em Distritos Rotários, sendo que o número 29 veio atender os clubes dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.

Um Rotary Club tentou ser organizado em Caçador em plena 2ª Guerra Mundial, pelos Srs. Antonio Campello de Araújo, Artur Barrichello, Carlos Alberto da Costa Neves, Cid Gonzaga, Ernesto Faoro, José Kurtz, José Reichmann, Laurindo Faoro, Manoel Siqueira Bello, Oswaldo Ribas Saback e Sebastião Miranda Cruz. Ernesto Faoro, nascido em 1913, sócio fundador do Rotary Club de Caçador, foi eleito três vezes Presidente do Clube, a primeira para a gestão 1954-1955, depois para os anos rotários 1957-1958 e por último em 1972-1973. Em outros períodos, ocupou todos os demais cargos de diretoria e foi um dos companheiros com a maior média de frequência às reuniões, as quais participou até seus 104 anos de vida. A sua vida rotária serve como destaque e exemplo para todos os rotarianos do Brasil.

Chegou a ser lavrada a ata de fundação em reunião realizada no dia 2 de abril de 1942, na sala de audiências do Fórum da Comarca. Entretanto, consta no primeiro Boletim Mensal do Rotary Club de Caçador que um ano antes, ou seja, “já em 1941, a ideia do Rotary Club foi levantada em Caçador por Campelo de Araújo, Costa Neves, Cid Gonzaga, Ernesto Faoro, Edmundo Menezes, José Kurtz, Siqueira Bello e outros” (Boletim RC n.1, a.I, out-dez. 1948, p.1).

Mais adiante, no ano de 1947, o movimento ressurgiu por iniciativa do Sr. Rubens Bosco, do Rotary Club de Itajaí, quando de visita a Caçador.

 Bosco liderou a organização de uma comissão para organizar o Rotary Club de Caçador, formada pelos Srs. Carlos Alberto da Costa Neves, Edmundo Alves de Menezes, Ermenegildo Cyrillo Corbellini e Júlio A. Coelho de Souza. Durante um ano, por mais de uma vez, foi tentada a fundação oficial do clube, mas isso não aconteceu por motivos alheios às vontades dos envolvidos.

 Neste tempo, o grupo de futuros rotarianos, que já ultrapassava a vinte pessoas, havia estabelecido que o futuro padrinho seria o Rotary Club de Itajaí. Neste período, também estava sendo efetivada a organização de clubes em Videira (que acabou sendo fundado antes do RC Caçador) e em Lages (fundado após o RC Caçador).

A primeira reunião preparatória oficial pró-instalação de um Rotary Club em Caçador aconteceu no dia 14 de setembro de 1948, na sede provisória do Clube 7 de setembro, gentilmente cedida aos idealistas pró-rotarianos caçadorenses.

Ernesto Faoro e seus amigos tiveram que esperar sete anos para ver o sonho se concretizar. Nesta primeira reunião preparatória, o Dr. Carlos Alberto da Costa Neves foi escolhido para ser o presidente provisório da futura entidade, que convidou a Ermenegildo Cyrillo Corbellini para ser o secretário – provisório.

Costa Neves fez uma explanação sobre a organização do Rotary e sua evolução no mundo, até essa data. Para as futuras reuniões foi estabelecido que elas seriam todos os sábados, às 19h30 min, no Hotel Predileto.

Para a fundação do clube ficou acertado que poderia ser no dia 25 ou 27 de setembro, após manifestações do Governador Distrital, Francisco Pereira de Almeida Júnior (conhecido como Almeida Filho), de Jacarezinho-PR, e do ex-Governador Distrital Eduardo Mortiz, de Florianópolis.

No dia 24 de setembro, agora no salão nobre do Clube Ipiranga, com a presença da totalidade dos 31 futuros rotarianos de 34 inscritos, realizou-se mais uma reunião preparatória. Entre outros assuntos, ocorreu eleição para a primeira diretoria, quando foi ratificada a composição da diretoria provisória, liderada pelo presidente provisório Dr. Carlos Alberto da Costa Neves.

Também foram atribuídas as classificações aos futuros sócios. A instalação oficial do Rotary Club de Caçador aconteceu na quarta reunião preparatória, essa de cunho festivo, com a presença das esposas dos sócios, autoridades municipais e convidados, realizada no dia 27 de setembro de 1948, no Clube Ipiranga, com sede na Rua José Boiteux, na presença do Governador do 29° Distrito de Rotary Internacional, o Companheiro Almeida Júnior, do   presidente do Rotary Club de Jacarezinho Etelvino Bueno de Oliveira e dos companheiros René Fray, Luiz Golin, Evaldo Reichert e Paulo Kümel, estes do recém organizado Rotary Club de Videira. Foram empossados 35 rotarianos.

Nas reuniões seguintes, algumas que voltaram a ser realizadas na sede do Clube 7 de setembro, entraram   na   pauta   diversos assuntos de interesse da comunidade caçadorense, envolvendo temas de exportação da madeireira, com a Associação Comercial e Industrial de Caçador; a construção do aeroporto municipal, com o Aero – Clube de Caçador; de educação básica, com o grupo Escolar Prof. Paulo Schieffler; e de radio-amadorismo, com os rádio-amadores locais.

Por ocasião da décima primeira reunião, realizada em 12 de novembro, foi informado o reconhecimento do Rotary  Club de Caçador  pela  organização  Rotary International, no dia 30 de outubro de 1948, vinculado ao 29º Distrito de RI (Paraná e Santa Catarina), quando foi emitida a Carta de Admissão sob o número 7.085.

Neste mês, já estavam em funcionamento 6.687 clubes em diversos países do mundo, reunindo 322 mil rotarianos. Entre as ações do Rotary Club de Caçador, destaca-se que ainda em 1948, por exemplo, o Sr. Raymundo Faoro foi indicado para receber bolsa de estudos da Fundação Rotária nos EUA, à qual declinou. Formado em Direito em Porto Alegre, ele publicou sua tese “Os Donos do Poder”, obra que adentrou no rol dos clássicos dos estudos brasileiros. Posteriormente, ele foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e depois integrou a Academia Brasileira de Letras (ABL), até seu falecimento.

Obrigatoriamente, em cada reunião, um sócio realizava palestra sobre um assunto livre, mas de cunho cívico e patriótico. Politicamente, no nível local, vale destacar a contribuição de rotarianos ao desenvolvimento do Município, tanto que, no período de tentativa de fundação, um dos líderes rotários era o então Prefeito Manoel Siqueira Bello (de 1940 a 1947). Já no ano de 1948, era prefeito de Caçador (1947 a 1951) o industrial José Kurtz, um  dos idealizadores de Rotary nesta cidade ainda em 1941 e 1942, ele que foi reeleito para o cargo para a gestão 1961-1966. E que, a seguir, em 1950, o Município elegeu para seu prefeito (1951 – 1955) o rotariano fundador do RC de Caçador, Pedro Castelli.

O prefeito eleito seguinte (gestão 1956 – 1961) foi nada menos do que o Dr. Carlos Alberto da Costa Neves, idealizador e primeiro presidente do Rotary Club de Caçador.

Mais adiante no tempo, na administração municipal de Moysés Comazzetto (1973 a 1976), o vice-prefeito Luiz Francisco Faltêncio Paganelli era rotariano. Na gestão 1976-1982 o prefeito Reno Caramori e o vice-prefeito Celso Marini também integravam o quadro social do clube, rotarianos até hoje.

Destaca-se que desde 1948 as legislaturas da Câmara Municipal de Caçador contaram com a participação de rotarianos, eleitos vereadores. No âmbito empresarial, empresários decisivos para o desenvolvimento do município estiveram e estão nos quadros do Rotary Club Caçador. Grandes empresas, pequenas e médias, profissionais liberais e funcionários públicos das mais diversas classificações compuseram e compõe um quadro que decisivamente faz parte da história deste Club, da história e da economia da cidade de Caçador.

Em sua trajetória nestes 75 anos, o Rotary Club Caçador contribuiu para com o Distrito, quando tivemos 4 Governadores Distrital, sendo o primeiro na gestão (1959-1960) com Isaltino Raizel, Luiz Drissen Sobrino no ano de (1984-1985), depois Adelar Antonio Gatermann em (1991-1992) e por fim Marcelino Juan Llosa Rodrigues no ano de (2000-2001).

Nestes anos também o Clube teve por 8 anos Rotários Governadores assistentes.

Nestes 75 anos, foi constituída a Associação de Senhoras de Rotarianos, em 1965.  Para participar da mesma era pré-requisito ser esposa de Rotariano. A entidade evoluiu e hoje, independente, mas ainda pertencente à família rotaria, denomina-se Associação Casa da Amizade.  Desde sua fundação permanece parceira nos ideais, projetos e ações do Rotary.

Em 2006 foi fundado um segundo clube de serviço rotário misto em Caçador. Nosso afilhado, o Rotary Club de Caçador Sul Contestado, do qual somos padrinhos orgulhosos.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Operação flagra menor trabalhando em casa noturna

Uma operação da Polícia Militar de Videira flagrou uma...

Árvore cai sobre residência em Videira

Uma árvore caiu sobre uma residência em Videira na...

Bebê é resgatado de enchente no RS pelo telhado da casa

Um bebê foi resgatado por militares do Exército, pelo...

Explosão em posto de combustíveis causa incêndio em Porto Alegre

Uma explosão dentro de um posto de combustíveis na...

Acusado de furtar caminhão é preso em Caçador

A Polícia Civil da Comarca de Caçador, através do...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Outros Tópicos Interessantes