Rádios RBV

Menu

Safra de inverno 2024/2025 deve ter melhores resultados

Mesmo com a redução da área plantada a perspectiva é de aumento da produtividade de todos os produtos

Fonte:
Epagri

Segundo dados apresentados na sexta-feira (17) pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) a safra de inverno 2024/2025 deve ter melhores resultados. Os dados apontam para uma redução da área plantada do alho, da cebola, do trigo e da cevada na comparação com a safra passada. Porém, a perspectiva é de aumento da produtividade de todos os produtos. Um crescimento da área plantada é esperado apenas para a cultura da aveia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, João Alves, o crescimento da produtividade, na comparação com a safra anterior, deve-se à perspectiva de uma safra com menos intercorrências. Isso porque a safra 2023/2024 não teve bons resultados em virtude do excesso de chuva no período de maturação e colheita.

- Publicidade -

As estimativas são iniciais e se baseiam no histórico das safras catarinenses e no levantamento das intenções dos produtores. Posteriormente, técnicos espalhados por todas as regiões catarinenses avaliam as informações por meio de entrevistas.

Ao longo do andamento da safra, a Epagri/Cepa monitora e atualiza semanalmente os dados. As informações atualizadas são divulgadas por meio do Boletim Agropecuário e dos sites do Observatório Agro Catarinense e do Infoagro.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, enaltece o trabalho da Epagri/Cepa no monitoramento das safras. “Temos o compromisso de divulgar dados corretos e confiáveis. São informações importantes para que o agricultor possa tomar decisões com maior assertividade”, diz ele.

Veja também

Fraiburgo vive expectativa para o 18º Enfrute

Epagri disponibiliza capacitação on-line sobre hortaliças orgânicas

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, esses números são fundamentais para fornecer subsídios ao Governo de Santa Catarina na formulação de políticas públicas.

“Nós contamos, atualmente, com vários programas para melhorar a produção no campo, como é o caso do incentivo ao cultivo de cereais de inverno. Basta que as pessoas busquem na Epagri informações para receber esses benefícios”, esclarece Collato.

Trigo

De acordo com as estimativas iniciais, o trigo deve se manter como o principal cereal de inverno cultivado em Santa Catarina. É prevista uma área plantada de 125,3 mil hectares, o que significa uma redução de 9% em relação à safra 2023/2024.

No entanto, a produção total deve ter incremento já que a estimativa de produtividade é de 3,45 mil quilos por hectare, 54% maior do que a produtividade registrada na safra anterior. Caso as estimativas se confirmem, o total de trigo produzido em Santa Catarina na safra 2024/2025 deve chegar a 432,6 mil toneladas, um crescimento de 41% na comparação com a safra anterior.

Aveia

Para a aveia, a perspectiva é de um crescimento de 3% na área plantada, que deve chegar a 30,5 mil hectares. O levantamento leva em consideração a área destinada à colheita do grão, ou seja, não considera as áreas de pastagem ou cobertura de solo.

As estimativas iniciais apontam para um crescimento significativo tanto da produtividade como da produção total. Devem ser colhidas, no Estado, 45,46 mil toneladas de aveia, uma produtividade de quase 1,5 mil quilos por hectare, o que representa, respectivamente, um aumento de 33% e 29% na comparação com a safra anterior.

Cevada

No caso da cevada, a perspectiva é de uma redução de 37% na área plantada. Conforme João Alves, esse produto tem a particularidade de ser cultivado, quase que totalmente, a partir de contratos de garantia de compra por empresas de cerveja.

Por esse motivo, há grande oscilação da área plantada em cada safra. Para 2024/2025 a expectativa é que sejam plantados 964 hectares de cevada em Santa Catarina, quantidade 37% menor do que na safra anterior.

A produtividade deve ter um crescimento de 34% e chegar a 3,5 mil quilos por hectare. Caso a estimativa se confirme, a produção total será de 3,4 mil toneladas, 15% menor do que na safra anterior.

Alho e cebola

A safra 2023/2024 de alho e cebola teve uma quebra significativa em virtude dos problemas climáticos. Agora, a perspectiva para a safra que começa a ser plantada é de um resultado melhor. Mesmo assim, a área plantada com alho deve ter uma redução significativa, o que reflete os resultados frustrantes das últimas safras.

Conforme os dados da Epagri/Cepa, a produtividade deve chegar a 10,5 mil quilos por hectare, crescimento de 44%. No entanto, a produção total deve ter redução de 15% na comparação com a safra anterior, puxada pela diminuição da área plantada.

A perspectiva é que sejam plantados 656 hectares de alho na safra de inverno 2024/2025, quantidade 34% menor do que na safra passada.

Colheita do alho em SC

A produção de cebola, por sua vez, deve aumentar e chegar a 521 mil toneladas na safra atual, o que é 29% a mais do que o registrado na safra 2023/2024.

O principal motivo é a estimativa de um aumento da produtividade na ordem de 37%, ou seja, quase 30 mil quilos por hectare.

A perspectiva é que a área plantada fique um pouco abaixo dos 17,4 mil hectares, redução de 6% na comparação com a safra anterior.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Falta de espaços para sepultamentos em Caçador será debatida

A Câmara Municipal de Caçador promove na próxima terça-feira...

Cigarrinha do milho é tema de evento da Comissão de Agricultura

A cigarrinha do milho foi tema de evento da...

Estado autoriza retomada do contorno viário de Rio das Antas

O governador em exercício Mauro de Nadal assinou, nesta...

Safra de maçã encerra com produção quase 24% menor em SC

A safra de maçã encerrou com produção quase 24%...

Curitiba tem o menor bonsai de araucária do mundo

O bonsaísta Renato Hoenig fez o que parecia impossível...

Mais Lidas da semana

Carreta com toras tomba e deixa cinco feridos na SC-350

Em Lebon Régis, uma carreta com toras tombou e...

Feto é encontrado em banheiro em Caçador

Um feto foi encontrado no banheiro da Rodoviária de...

Polícia investiga e nega que feto tenha sido encontrado em Caçador

Denúncias informaram que um feto havia sido encontrado em...

Bebê de 16 dias morre em acidente de trânsito

Um bebê de 16 dias morreu em acidente de...

Jovem com “a pior dor do mundo” faz vakinha para fazer eutanásia

Uma jovem brasileira está promovendo uma vakinha virtual para...

Outros Tópicos Interessantes