O Governo Federal fará, nesta terça-feira (12), o anúncio sobre a criação de novos institutos federais em todo o Brasil. Santa Catarina terá três novos Institutos Federais.
O deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT), que participou das discussões, confirmou nesta segunda (11) as novas unidades e as cidades que receberão.
As cidades contempladas com as novas estruturas são Campos Novos, Mafra e Tijucas. As indicações partiram de negociações envolvendo o Ministério da Educação.
Da previsão feita pelo Governo federal, Mafra e Campos Novos terão Institutos Federais Catarinenses (IFCs), enquanto em Tijucas será uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os dois modelos já existem em outras regiões do Estado.
Veja também
Profissionais do CEJA apresentam estrutura e divulgam novas matrículas
Inscrições para o Universidade Gratuita começam na quinta-feira
A próxima etapa, após o anúncio desta terça-feira (12), é a realização de audiências públicas nas três cidades para a definição dos cursos prioritários conforme a vocação regional. Alguns pontos serão discutidos: Ensino Médio (Integrado, Pós-Médio, Concomitante), formação de professores, EJA, graduação, pós-graduação, etc.
Já existem áreas definidas em cada um dos municípios para a construção das unidades. Enquanto isto ocorre, o Ministério pode avaliar o aluguel de outros locais para que os institutos comecem a funcionar efetivamente.
A perspectiva é manter a média atual e beneficiar cerca de 1 mil a 1,5 mil alunos em cada nova unidade.