Anvisa autoriza nova fase de testes com vacina brasileira contra covid

Ensaio clínico será feito com 372 voluntários

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início de uma nova etapa de ensaio clínico com uma candidata à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O estudo é financiado pela universidade, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura de Belo Horizonte.

Em nota, a Anvisa informou que o início da primeira fase do ensaio clínico foi autorizado pela agência em outubro de 2022 e, com base nos resultados preliminares de segurança e imunogenicidade obtidos, foi autorizado o prosseguimento do ensaio clínico para a fase seguinte. “O objetivo dessa nova fase é obter dados adicionais de segurança e imunogenicidade utilizando-se a dose que apresentou melhor desempenho na primeira fase”, diz a nota.

Ainda segundo a agência, nessa nova fase, serão incluídos participantes saudáveis de ambos os sexos, com idade entre 18 e 85 anos, que completaram o esquema vacinal primário para a covid-19 utilizando as vacinas CoronaVac ou Covishield, tendo recebido uma ou duas doses de reforço com Covishield ou Comirnaty, há pelo menos 6 meses. Os participantes poderão ter tido infecção natural prévia por covid há pelo menos 6 meses da data de inclusão.

Publicidade

O ensaio clínico, de acordo com a Anvisa, está sendo realizado em três centros em Belo Horizonte: na Faculdade de Medicina da UFMG, no Centro Freira de Pesquisa Clínica e no Centro Infection Control. Serão incluídos 372 voluntários e o recrutamento é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa.  O prazo para início do estudo clínico após a aprovação ética e regulatória é definido pelo patrocinador do estudo.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente entre moto e caminhão deixa homem ferido na SC-453 em Tangará

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um...

Incêndio de grandes proporções destrói alojamento de trabalhadores em Lebon Régis

Um incêndio de grandes proporções destruiu um alojamento de...

Receita de Páscoa com tilápia é destaque no Essência na Cozinha deste mês

Uma receita leve, saborosa e perfeita para a Páscoa...

Sônia Bridi retorna às origens em evento histórico

A noite da última sexta-feira (27) não foi apenas...

Operação Aequus fiscaliza mais de 100 postos e combate preços abusivos em Santa Catarina

Uma força-tarefa coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e pelo...

Estado investe em inovação e parcerias para fortalecer a ovinocaprinocultura

Santa Catarina avança no fortalecimento da ovinocaprinocultura ao investir...

Imposto de Renda 2026: prazo para declaração já começou e exige atenção

Os brasileiros já podem enviar a declaração do Imposto...